Início Blockchain Bosch destaca revolução na indústria por meio da blockchain

Bosch destaca revolução na indústria por meio da blockchain

552
0
Bosch destaca revolução na indústria por meio da blockchain
Em um artigo publicado no blog da Bosch, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, Benjamin Mörzinger, importante engenheiro da indústria da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), destacou a importância da tecnologia blockchain na revolução da indústria 4.0, na qual as máquinas deixaram de ser agentes meramente executores de tarefas e passaram a ser agentes inteligentes, conectados com as mudanças de ambientes e sensíveis ao contexto no qual estão inseridos. A gigante alemã tem investido fortemente na indústria cripto/DLT através de diversas aplicações. como o XDK e uma recente parceria com a IOTA.

“Precisamos imaginar um afastamento da produção centralizada na forma de instalações clássicas. Em nossa visão, qualquer máquina que possa desempenhar um papel em um processo de produção pode, de forma autônoma, fazer parte de uma linha de produção com outras máquinas em todo o mundo. Para permitir isso – além dos recursos clássicos de shell de administração – as máquinas, a nosso ver, precisam da capacidade de apostar, negociar e, mais importante, trocar valores com outras máquinas. Supondo que uma máquina inteligente é o equivalente a um funcionário, queremos transformar as máquinas inteligentes em empreendedores e seus proprietários (humanos) em seus acionistas”, destacou Mörzinger.

Mörzinger também disse que durante a Bosch Connected Experience 2018 apresentou uma aplicação na qual as máquinas conectadas formam uma grande rede de provedores de serviços, composta por diferentes máquinas de equipamentos de produção e sensores de monitoramento diversos, que podem interagir entre si e junto com os humanos por meio de uma interface web na qual pedidos e pagamentos são feitos utilizando um DLT e pagamentos em criptomoedas.

“Depois que um pedido é emitido, a interface executa uma transação e as respectivas máquinas recebem simultaneamente o comando para iniciar a produção. O preço então é calculado com base nas ofertas individuais de cada uma das máquinas na rede. Assim que cada máquina calcular seu preço de oferta, ele será enviado para a interface, onde a melhor oferta será exibida”, destaca.

Mörzinger destacou que o feedback das provas de conceito foram “incrivelmente” positivo e que as pesquisas na área vão continuar, demonstrando que a integração entre o universo critpo/blockchain com o “mundo real” está muito mais próxima do que imaginamos.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã