Início Blockchain Blockchain da IBM irá rastrear jóias desde a sua origem até a...

Blockchain da IBM irá rastrear jóias desde a sua origem até a loja

347
0
Blockchain da IBM irá rastrear jóias desde a sua origem até a loja

Se você estiver pesquisando anéis de noivado ou brincos em uma das 200 lojas da Helzberg Diamonds, até o final deste ano seu telefone deve ser capaz de lhe dizer exatamente de onde veio essa jóia.

Por meio de uma aliança chamada TrustChain, a IBM, a Helzberg e empresas envolvidas com mineração e refinaria poderão rastrear pedras e metais preciosos desde suas origens até o shopping através de uma blockchain.

Jason Kelley, gerente geral de serviços com blockchain da IBM, disse que o resultado, no caso, é a maneira com que uma série de empresas poderão rastrear toda história da jóia, desde sua origem até a chegada na loja. Isso permitirá você ter a certeza de que um item tem o histórico e o valor que você acha que tem – particularmente importante se você quiser vendê-lo por conta própria. Você e a polícia também podem acreditar que o seu colar não está ligado a aspectos sórdidos do comércio, como corrupção, financiamento ao terrorismo, escravidão e outros abusos aos direitos humanos.

“Temos uma necessidade em nossa indústria de verdade e maior confiança”, diz Kelley.

A blockchain, projetada para facilitar a confiança em registros digitais, tem o potencial de revolucionar não apenas o comércio, mas também a dinâmica de votação, a compra de imóveis, a contratação, a publicidade online e outros campos. Mas há um longo caminho entre a realidade atual e essa promessa. Atualmente, é mais provável ver blockchains em projetos-piloto, do que em sistemas reais que governam nossas vidas. Integrá-la não é simples.

A aliança TrustChain inclui a Asahi Refining e a LeachGarner, que refinam e fornecem metais preciosos; Richline Group, que faz jóias; e a Helzberg Diamonds, que vende os produtos. As redes blockchain oferecem mais utilidade com mais membros em uma aliança, por isso Kelley diz que os membros da aliança planejam se expandir.

A TrustChain está em seu estágio piloto e fazê-la funcionar não é simples. Na Richline, mais de 100 pessoas de contabilidade, tecnologia da informação e operações de negócios estavam envolvidas, de acordo com Kelley.

A parte difícil da blockchain

“A tecnologia é bem fácil”, diz Kelley. “O que é difícil é conseguir que as empresas e os processos de negócios, os diferentes atores e players, trabalhem juntos em um único consórcio.”

No entanto, os benefícios podem ser significativos. A blockchain também poderia ajudar a remover a incerteza que assombra outras transações. Isso é uma bolsa Louis Vuitton falsificada? Esses tênis de corrida são verdadeiros? Não admira-se que existam projetos envolvendo blockchain para garantir a autenticidade e proveniência dos diamantes.

Muito trabalho de blockchain envolve ativos digitais – dados que podem ser gravados diretamente em uma blockchain. É mais complicado com ativos físicos como diamantes, produtos farmacêuticos, produtos de moda e jóias, no entanto.

Para ser útil, a blockchain não precisa ser perfeita. Só tem que ser melhor.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!