Início Mineração Bitmain anuncia venda da primeira máquina ASIC para mineração de Zcash

Bitmain anuncia venda da primeira máquina ASIC para mineração de Zcash

1392
0

A Bitmain anunciou nesta última quinta-feira, 03 de maio, o lançamento da primeira máquina de circuito integrado de aplicação específica (ASIC) destinada para a mineração da criptomoeda Zcash. O anúncio foi feito pela empresa através de sua conta no Twitter.

A máquina, intitulada Antminer Z9 Mini, tem a capacidade de minerar em redes protegidas pelo Equihash, algoritmo utilizado para a mineração de moedas como Zcash. Ela tem um hashate anunciado de 10k Sol/s e está programada para começar a ser distribuída no final de junho. O site da Bitmain já está disponibilizando as mineradoras para compra, ao preço de US$1999. Segundo o site, a entrega dos equipamentos não estará disponível para Hong Kong, Macau e Taiwan.

Equihash e críticas à Bitmain

Críticos da mineração através de sistemas ASIC afirmam que os chips centralizam o mercado de mineração e passam o hashpower para as mãos de quem tem mais condições financeiras, em prejuízo da descentralização da rede. Os chips ASIC, que são usados exclusivamente para a mineração de criptomoedas, costumam ser muito mais caros do que a mineração via GPU ou CPU.

Uma segunda crítica envolvendo a centralização envolve a situação de oferta de máquinas no mercado, particularmente porque a Bitmain atualmente não tem um concorrente de peso em suas operações, exercendo um controle quase total.

Consequentemente, a Zcash adotou o Equihash para evitar o desenvolvimento de máquinas ASIC para sua mineração e os mineradores passaram a utilizar principalmente hardware alimentado por chips GPU, que utilizam placas gráficas e são amplamente utilizados entre os jogadores de PC. Em vários momentos, a prática da compra de placas de vídeo para mineração chegou a elevar muito o preço desses equipamentos, levando as empresas a criarem modelos voltados exclusivamente para a mineração.

No entanto, a Bitmain quebrou metodicamente vários algoritmos de mineração que ofereciam resistência ao ASIC nos últimos meses e criou máquinas específicas para algoritmos como Ethash, Cryptonight e Blake (2b).

A Monero, recentemente, alterou seu algoritmo de mineração para que a Cryptonight ASIC da Bitmain não fosse compatível com sua rede, e a Ethereum – que é garantida pelo Ethash – debateu sobre a adoção de medidas similares.

Até agora, pelo menos uma moeda que utiliza o algoritmo Equihash – Bitcoin Gold – afirmou que ativará um hardfork para manter a resistência aos chips ASIC assim que a Bitmain começar a distribuir suas Equihash ASIC.

Opinião do fundador

Poucas horas antes da Bitmain anunciar seu lançamento, o co-fundador da Zcash Zooko Wilcox publicou em um fórum que, sabendo que a resistência ao ASIC não pode ser mantida para sempre, ele tem se educado sobre o estado atual da mineração.

Wilcox, que também é CEO da Zcash Company, disse que ficou impressionado com a importância da mineração GPU para pessoas em países como a Venezuela, onde as máquinas ASIC – que precisam ser importadas – provavelmente seriam roubadas durante o embarque.

“Aliás, sinto que voltamos para o mesmo lugar que estávamos há quatro anos, quando decidimos pela primeira vez a distribuição generalizada de moedas às custas do custo irrecuperável”, concluiu ele. “Eu ainda acho que a distribuição generalizada de moedas é mais importante, embora não possa durar para sempre”.