Bitcoin

Hoje, dia 14 de julho, o software do BTC1 começará a ser utilizado por inúmeros mineradores, nodes e wallets de bitcoin, para iniciar a fase de testes do Acordo de Nova York (SegWit2x). Para mais informações sobre as propostas de solução do debate de escalabilidade você pode acessar este artigo.

O que está prestes a acontecer ?

Toda a comunidade do bitcoin está a espera do resultado dos testes. Estes resultados provavelmente serão o tema principal das discussões nos próximos dias. O preço do bitcoin deve acompanhar os comentários gerais, se a impressão dos mineradores sobre o funcionamento do software for boa, o preço deve subir, pois isto será um sinal de que a solução para o problema de escalabilidade pode estar mais próxima e um hard fork não será necessário.

Os mineradores tem até 29 de julho para sinalizar seu apoio ao SegWit2x. Se 80% da capacidade de hash estiver apoiando o SegWit2x, ele será implementado no dia 1 de agosto. Atualmente é esperado que a marca de 80% seja atingida com facilidade, porém tudo pode mudar com as discussões dos próximos dias.

Caso o apoio fique abaixo disto, dias turbulentos virão pela frente.

E qual o problema ?

Antigamente, apenas programadores ou geeks compravam bitcoin. Hoje em dia a moeda se valorizou e temos uma grande variedade de público não técnico com o ativo em carteira. O problema é que os eventos que estão prestes a acontecer são de natureza altamente técnica.

Se você não faz ideia do que é o SegWit2x ou um hardfork, pode ser uma boa opção diminuir sua exposição à bitcoin. Pois, muito provavelmente, você estará correndo riscos que sequer está ciente, e isto pode acabar de forma muito frustrante.

O que fazer ?

Se você não for aproveitar a oportunidade de trade na volatilidade, é sempre possível simplesmente trocar seus bitcoins de volta para moeda estatal. Mas não é a única saída, você ainda pode conservar sua exposição às criptomoedas mesmo sem estar exposto (somente) ao bitcoin.

Outra alternativa é converter seus bitcoins em outras criptomoedas. De acordo com o site CoinMarketCap as maiores moedas depois do bitcoin são Ethereum, Ripple e Litecoin. Você pode comprá-las em bolsas conhecidas como a Poloniex e a Bittrex.

Outra forma seria comprar Tether (USDT). O Tether é um token criado para valer exatamente um dólar americano. Então seria como ter exposição em moeda convencional sem liquidar a posição, o que pode lhe trazer vantagens tributárias.

Se você resolver ficar com os seus bitcoins, não deixe de se preparar para um possível hardfork. No artigo Como Proteger seus bitcoins de um possível Hardfork? damos todas as dicas para você manter seus investimentos a salvo.

loading...
COMPARTILHAR

Advogado, Economista e Mestrando em Econometria. Atualmente gestor de investimentos. Apoiador da descentralização de diversos campos e atividades econômicas e entusiasta da criptoeconomia e blockchain.