Início Notícias Bitcoin Cash completou um ano de existência. Relembre sua história

Bitcoin Cash completou um ano de existência. Relembre sua história

396
0
Bitcoin Cash completou um ano de existência. Relembre sua história

Nesta última quarta-feira, 01 de agosto, a criptomoeda Bitcoin Cash, originada após o primeiro hard fork na rede do Bitcoin, comemorou um ano de existência. Há exatamente um ano, a comunidade da maior criptomoeda do mercado não sabia exatamente o que esperar com esta medida inédita no ecossistema.

Gareth Jenkinson, colaborador da agência de notícias Cointelegraph, fez uma interessante recapitulação da história do Bitcoin Cash, desde quando surgiu até os tempos de hoje.22

Como tudo começou

Desde a criação do Bitcoin em 2009, a sua base de usuários tem crescido constantemente. Nos últimos três anos, isso causou algumas “dores de crescimento”, afinal os parâmetros originais que governam a blockchain levaram a problemas com as velocidades e custos de transação.

No white paper do Bitcoin, seu criador – Satoshi Nakamoto – definiu os detalhes técnicos de um “sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer” que permitiria às pessoas realizar transações sem a necessidade de uma autoridade central.

O Bitcoin é executado por uma rede de computadores que valida e compartilha um registro contínuo de transações que exige algoritmos de prova de trabalho baseados em hash para evitar gastos duplicados.

Essas transações são validadas e, em seguida, armazenadas em blocos por mineradores. Cada bloco é limitado a armazenar 1 MB de dados antes de serem adicionados à blockchain. Quando um minerador desbloqueia um bloco, uma certa quantidade de Bitcoin é trazida à existência.

Aqui é onde o dimensionamento tornou-se um problema mais recente. Quanto mais pessoas começaram a usar o Bitcoin, houve um aumento na quantidade de transações. A rede ficou congestionada devido ao volume que precisava ser validado, o que causou o aumento das taxas de transação. Simplificando, estava ficando mais lento e mais caro usar o Bitcoin para transações.

Isso levou a comunidade do Bitcoin – composta de grandes grupos de mineração, fornecedores de serviços de carteira e exchange e desenvolvedores – a discutir maneiras de lidar com esses problemas.

Isso deu origem ao que é conhecido como Segregate Witness (SegWit), uma bifurcação no protocolo do Bitcoin que originalmente procurava resolver a maleabilidade das transações. No entanto, foi proposto que o SegWit incluísse uma atualização no tamanho do bloco de 1 MB para 2 MB, e aqui é onde a comunidade chegou à uma encruzilhada.

O SegWit foi finalmente implementado, mas alguns membros da comunidade pressionaram por um hard fork que implementaria a mudança de tamanho também.

O Bitcoin Cash nasceu com uma bifurcação em 1º de agosto de 2017. A comunidade do Bitcoin celebrou o lançamento do SegWit em 24 de agosto.

A controvérsia

O lançamento do Bitcoin Cash foi uma questão altamente contenciosa entre a comunidade de criptomoedas por várias razões.

Como mencionado acima, alguns membros da comunidade estavam mortos no SegWit, incluindo um aumento de tamanho de bloco para fornecer mais capacidade para transações em cada bloco.

Quando ficou claro que o SegWit iria adiante sem essa mudança, um grupo de mineradores planejou o hard fork, que veria uma série de mudanças no protocolo – incluindo um aumento de 1 MB por bloco para 8 MB.

Como uma bifurcação da blockchain do Bitcoin, os usuários que detinham o Bitcoin receberiam um número igual de Bitcoin Cash no momento do fork.

Bitcoin versus Bitcoin Cash

Desde então, Roger Ver tem sido indiscutivelmente o maior promotor do Bitcoin Cash. Seu apoio inicial do BCH em 2017 foi recebido com ceticismo, em parte devido ao seu envolvimento em um fork anterior, o Bitcoin Unlimited (BU).

Ver fortemente apoiou o BU e, em um ponto, até alegou que iria vender suas participações BTC em favor da moeda bifurcada. No entanto, uma vez que o Bitcoin Cash foi lançado, o dono da agência de notícias Bitcoin News pareceu entrar na onda.

Desde então, Ver aparentemente empurrou uma agenda anti-Bitcoin, começando com alegações de que o Bitcoin Cash é o “Bitcoin real” em novembro de 2017.

Bitcoin Cash em números

Enquanto o debate entre BTCs e BCHs continua sem previsão de término, o Bitcoin Cash se estabeleceu como uma das mais fortes criptomoedas em termos de valor de mercado.

A competição do BTC e do BCH é uma parte vital do desenvolvimento contínuo do ecossistema de criptomoedas, de acordo com alguns especialistas.

De acordo com dados da ferramenta Coinmarketcap, o BCH está atualmente em quarto lugar em valor de mercado, com mais de US$13 bilhões. No entanto, o BTC ainda detém uma enorme quantidade de 47% de participação mercado total de criptomoedas.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.