Os desenvolvedores do Bitcoin Cash anunciaram mais uma tentativa para aumentar o tamanho do bloco da criptomoeda. O novo aumento deve ocorrer no próximo ano.

A melhoria que trará mais um aumento de bloco na moeda está presente no recém-lançado roadmap de desenvolvimento – que abrange prazos de 6 a 12 meses – divulgado ontem pela equipe principal de desenvolvedores, Bitcoin ABC. O roteiro inclui dois hard forks – um método de atualização que exige que todos executem o software para atualizar – agendados para maio e novembro de 2018, respectivamente.

O Bitcoin Cash surgiu em agosto, através de um hard fork na rede do Bitcoin. Após o acirramento do debate de tamanho de bloco do bitcoin, e, particularmente, após o cancelamento do SegWit2x, a moeda experimentou um rápido (e elevado) crescimento, o qual refletiu em seu preço: saiu de pouco mais de 300 dólares para os atuais 1.500 dólares. Bitcoin Cash possui um limite de tamanho de bloco oito vezes maior que o Bitcoin.

Enquanto a maioria dos desenvolvedores do Bitcoin Core estavam relutantes em avançar muito rapidamente para um aumento de tamanho de bloco (argumentando que tal medida poderia prejudicar a segurança do bitcoin), vários defensores de bloco maiores seguiram seu próprio caminho e criaram suas próprias criptomoedas.

O desenvolvimento do Bitcoin Cash não foi interrompido nesta divisão inicial, no entanto. Seus desenvolvedores anunciaram outros planos para melhorar a moeda, planos que serão adicionados pelo novo roadmap.

Segundo o anúncio oficial:

“Queremos torná-lo (Bitcoin Cash) mais confiável, mais escalável, com taxas mais baratas e pronto para um crescimento rápido. (A melhoria) deve “funcionar” sem complicações ou problemas. Ele deve estar pronto para a adoção global por usuários convencionais, e fornecer uma base sólida sobre a qual as empresas podem confiar”.

Os adeptos do Bitcoin Cash acreditam que aumentar o tamanho do bloco é fundamental para isso, uma vez que as taxas irão, teoricamente, aumentar de maneira menos intensa à medida que o tamanho do bloco também aumenta.