Início Notícias Bancos italianos testam transferências bancárias com blockchain

Bancos italianos testam transferências bancárias com blockchain

359
0
Bancos italianos testam transferências bancárias com blockchain

De acordo com a publicação da agência de notícias Coindesk, o segundo maior banco da Itália, o Intesa Sanpaolo, e 13 outros bancos concluíram com sucesso a primeira fase de um teste de blockchain para reconciliação interbancária.

Os testes, que começaram em 04 de junho, foram realizados em conjunto com o ABI Lab – um laboratório de pesquisa apoiado pela Associação Italiana de Bancos (ABI) – e finalizado na semana passada.

O objetivo do projeto é melhorar certos aspectos da “spunta”, ou transações interbancárias, como o tempo necessário para identificar transações incompatíveis entre dois bancos e a falta de um processo padronizado e um único protocolo de comunicação.

Na fase de prova de conceito e teste de 10 meses, cada banco recebeu um nó e os bancos carregaram dados reais do banco de dados, processando 1.200.000 transações durante o período do teste.

O sistema interbancário é baseado no Corda Enterprise, a plataforma desenvolvida pela startup de consórcio blockchain R3 que oferece o que é chamado de Blockchain Application Firewall. Isso permite que a plataforma seja “implantada em data centers corporativos, mantendo a capacidade de comunicação segura com outros nós em qualquer outro lugar do mundo”, de acordo com um comunicado de imprensa.

Katerina Koutoulaki, diretora associada do R3, disse à CoinDesk por e-mail:

“Atualmente, dois bancos envolvidos no projeto são membros do R3. Eles compartilham nossa meta de mover aplicativos de blockchain para implantação comercial e mudar negócios de dentro e estamos satisfeitos em trabalhar com eles neste projeto.”

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!