Bancos HSBC e ING utilizam blockchain em transação financeira com a Cargill

Segundo artigo publicado pela Coindesk, site de notícias especializada no universo cripto, os gigantes de serviços bancários e financeiros HSBC e ING concluíram uma transação de financeira para a empresa de comércio agroalimentar Cargill usando um sistema único de blockchain.

Identificada como primeira transação desse tipo no mundo, a Reuters, agência de notícias internacional, registrou a exportação de um carregamento de soja da Argentina para a Malásia, durante o qual a Cargill Geneva vendeu as mercadorias em nome de sua equipe da argentina e a Cargill Cingapura as recebeu em nome do braço malaio da empresa.

O HSBC disse que, apesar de outros acordos de financiamento comercial realizados usando blockchain junto com outras tecnologias, o comércio da Cargill foi o primeiro a usar um único aplicativo blockchain.

De acordo com uma fonte de notícias, a transação foi realizada usando uma ferramenta de carta de crédito dentro da plataforma de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) do R3 Corda.

A carta de crédito envolvida foi emitida pelo HSBC, enquanto o ING atuou como banco consultor e o processo foi reduzido para 24 horas a partir do padrão de 5-10 dias em papel. Enquanto a carta de crédito foi trocada pela blockchain, o conhecimento de embarque e outros elementos da transação não foram, o relatório acrescenta.

Após a transação bem sucedida, o HSBC está se concentrando em mais testes e, finalmente, visa promover o sistema para adoção em todo o setor, disse Vivek Ramachandran, diretor global de inovação da HSBC Commercial Banking.

“Ainda temos mais alguns passos para dar antes de chegarmos a uma adoção generalizada”, disse ele.

A notícia vem depois que o HSBC revelou seus planos em fevereiro para lançar vários programas piloto baseados em projetos existentes de prova de conceito (PoC).

“A partir desse PoC em 2016, estamos no ponto de inflexão de envolver nossos clientes em transações ao vivo nas próximas semanas e meses. A tecnologia já percorreu um longo caminho, estamos muito mais confortáveis com sua segurança e escalabilidade”, disse Joshua Kroeker, gerente sênior de inovação do banco, disse na época.

loading...
COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.