Início Bitcoin Banco Central do Brasil anuncia novo comunicado sobre ICOs e moedas digitais

Banco Central do Brasil anuncia novo comunicado sobre ICOs e moedas digitais

1706
1

O Banco Central do Brasil, continua atento a proliferação do uso das moedas digitais, especialmente com o bitcoin, e também com as ofertas iniciais de moedas (ICOs).

Nesta quinta-feira, 16 de novembro, a autarquia lançou mais uma nota sobre o tema. Em seu comunicado nº 31.379, o BC voltou a alertar sobre o investimento em cripto-ativos. A nota afirma sobre o risco da falta de garantia de conversão das criptomoedas em dinheiro “real”, devido ao fato daquelas não serem garantidas por nenhuma instituição bancária.

O banco também alertou sobre os riscos de adquirir criptomoedas com fins especulativos, entre os quais incluem a perda do capital investido e as oscilações de preços.

O tema de regulação também foi abordado. O BC ressaltou que as criptomoedas – e as empresas que trabalham com a negociação delas – não são reguladas nem supervisionadas pela instituição.

Sobre atividades ilícitas, a nota ressaltou que as pessoas ou instituições que usam moedas com esse fim estão sujeitas a processos e acusações de crimes de lavagem de dinheiro.

Por fim, o banco encerrou a nota com uma mensagem que pode ser encarada de maneira relativamente positiva, ao afirmar que “até o momento, não foi identificado alguma necessidade de regulamentar esses ativos.” E também que o banco “afirma seu compromisso de apoiar as inovações financeiras, inclusive as baseadas em novas tecnologias que tornem o sistema financeiro mais seguro e eficiente.

Leia a nota do Banco Central na íntegra, aqui e a da CVM, aqui  !

Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!