Início Notícias Banco Central da Suécia alerta investidores sobre fraudes envolvendo seu projeto de...

Banco Central da Suécia alerta investidores sobre fraudes envolvendo seu projeto de criptomoeda

90
0
Banco Central da Suécia alerta investidores sobre fraudes envolvendo seu projeto de criptomoeda

O Banco Central da Suécia (Riksbank) divulgou um comunicado no início desta semana, 07 de janeiro, com alertas sobre esquemas fraudulentos relacionados ao seu projeto de criptomoeda, a E-krona. Isso ocorreu porque muitos sites começaram a elaborar fraudes sobre o projeto.

A moeda digital vinculada ao banco central (CBDC, na sigla em inglês) ainda não está disponível para compra. Ao contrário do que circula em vários portais online, o projeto ainda não saiu da fase de pesquisa, explicou a instituição.

“O projeto não foi concluído e nenhuma decisão foi tomada sobre a emissão de e-kronas. No entanto, em certos sites e em mídias sociais está sendo divulgado que é possível comprar e-kronas. O Riksbank também foi contatado por indivíduos descrevendo como eles foram chamados por empresas que alegam estarem vendendo e-kronas em nome do Riksbank”, disse o comunicado, que desmentiu todas as alegações.

O Riksbank lançou o projeto e-krona em 2017 para estudar a possibilidade de emitir sua própria moeda virtual. De acordo com o banco, o uso de dinheiro físico continua a diminuir e cabe ao estado agir para proteger o sistema de pagamento tradicional. Uma solução é criar uma moeda baseada em uma tecnologia de livro-razão distribuída (DLT). Atualmente, o Riksbank está analisando não apenas soluções baseadas em blockchain, mas também outros tipos de sistemas DLT e projetos que combinam DLT e tecnologias tradicionais, disse o Riksbank em seu mais recente relatório.

Em outubro, o Riksbank publicou um plano para a elaboração de um sistema de teste de uma CBDC a ser lançada entre 2019 e 2020. Com base nos resultados, o parlamento sueco terá até 2022 para decidir se deve passar a legislação necessária para a criação da moeda. Anteriormente, o Riksbank tinha planos de lançar sua criptomoeda até o final de 2018.

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI