Início Notícias Banco Central da Holanda diz que a blockchain não tem infraestrutura para...

Banco Central da Holanda diz que a blockchain não tem infraestrutura para as necessidades bancárias

359
0
Banco Central da Holanda diz que a blockchain não tem infraestrutura para as necessidades bancárias

O Nederlandsche Bank (DNB), Banco Central da Holanda, após mais de três anos de testes realizados em quatro casos de uso, concluiu que a tecnologia blockchain ainda não possui capacidade relevante para atender as necessidades de infraestrutura do mercado financeiro. O relatório com as conclusões do banco foram publicados no site oficial da instituição.

Entre os “problemas” que inviabilizam a tecnologia, segundo o DNB, são seu alto consumo de energia, sua falta de certeza na verificação das transações, escalabilidade, entre outros. Segundo o banco, a tecnologia é útil para melhorar a resiliência aos ataques externos, mas às custas da eficiência e da capacidade.

Ainda segundo o relatório, a blockchain não acrescenta “nada de novo” que obrigue os bancos a “mudarem” da solução atual Target2, o sistema de pagamentos interbancários do eurosistema, que, como mostra o relatório, satisfaz atualmente as necessidades da infraestrutura dos mercados financeiros, além de fornecer sistemas de pagamento eficientes que podem lidar com altos volumes e certezas de transações.

No entanto, as conclusões não desanimaram o banco, que destaca também que as pesquisas com blockchain vão continuar pois, a tecnologia é promissora e seu avanço tecnológico pode “resolver” as falhas encontradas. Enquanto isso, os bancos centrais de vários países vêm experimentando a tecnologia blockchain. O Banco do Japão e o Banco Central Europeu divulgaram recentemente um relatório afirmando que a DLT pode criar novas ferramentas de liquidação de títulos, como swaps atômicos de cadeia cruzada entre livros que não estão conectados.

loading...
COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã
Garanta já sua vaga para o Block Summit SPCLIQUE AQUI