Início Notícias Banco central da China aumenta esforços de pesquisas sobre stablecoin baseada no...

Banco central da China aumenta esforços de pesquisas sobre stablecoin baseada no yuan

200
0
Banco central da China aumenta esforços de pesquisas sobre stablecoin baseada no yuan

Segundo o artigo publicado pela agência de notícias Coindesk, a China deve aumentar seus esforços de pesquisa sobre stablecoins (criptomoedas baseadas em moeda fiduciária) e considerar o apoio a instituições domésticas que emitem criptomoedas em yuan, argumenta um pesquisador do Banco do Povo da China (PBoC), o banco central do país.

Os comentários surgiram em um artigo publicado nesta terça-feira, 09 de outubro, pela CN Finance, uma revista quinzenal e porta-voz do banco central chinês, de co-autoria de Li Liangsong, pesquisador do PBoC e professor da Universidade Fudan da China.

O artigo – intitulado “Uma Breve Análise de Stablecoins” – explora o desenvolvimento recente de stablecoins globalmente, com a maioria até agora ancorada no dólar americano, incluindo alguns apoiados por reguladores como o Gemini Dollar (GUSD) e o Paxos Standard.

Os autores argumentam que o desenvolvimento de criptomoedas indexadas ao USD fortalecerá o papel dominante do dólar no sistema monetário global, mas pode ter um efeito negativo sobre outras moedas fiduciárias.

“Se as stablecoins indexadas ao dólar puderem ser amplamente reconhecidas pelo mercado e puderem provar seu uso na economia real, devemos dobrar nossos esforços de pesquisa [sobre o assunto] e aprender com a experiência relevante para apoiar as instituições domésticas a emitirem stablecoins baseadas em yuan”, afirmam os autores.

Aparentemente ecoando esse ponto, o fundador da OKCoin, Star Xu, disse recentemente que ele acredita que a “tendência de emitir uma stablecoin baseada no yuan chinês é inevitável. E a OKCoin USA participará da implantação de uma stablecoin regulada”.

Dito isso, os autores do artigo da CN Finance também apontaram que ainda há um longo caminho a percorrer antes que as stablecoins possam ter um impacto real nas economias mundiais.

“Se as stablecoins puderem escalar eventualmente, o papel dos bancos centrais pode estar em um dilema. Moedas fiduciárias emitidas por bancos centrais se tornarão garantias para estabilizar as moedas, mas não acabarão na circulação do mercado. Isso limitará o papel dos bancos centrais na liquidação de pagamentos e nas políticas monetárias”, dizem os autores.

Eles concluem:

“A evolução deste sistema monetário provavelmente será eventualmente alcançada por uma moeda digital fiduciária emitida pelo banco central.”

loading...
COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.
Garanta já sua vaga para o Block Summit SPCLIQUE AQUI