fork

Nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, às 03h22 (horário de Brasília), aconteceu oficialmente a atualização denominada Byzantium na rede da moeda digital Ethereum, a segunda maior criptomoeda em valor de mercado. A atualização resultou na quinta divisão na rede da criptomoeda e habilitou melhorias em seu protocolo com o intuito de aperfeiçoar sua plataforma.

De acordo com o site de dados sobre criptomoedas CoinMarketCap, o preço da moeda oscilou bastante durante o processo de bifurcação da rede. Após a ativação oficial da melhoria o preço da moeda teve um incremento de 2%, atingindo o valor de US$348.

Prevista pelos desenvolvedores da Ethereum desde 2015, sob o nome de Metropolis, essa atualização encontrou alguns percalços em seu planejamento resultando em atrasos consideráveis e, por isso, foi dividida em duas fases: Byzantium e Constantinopla. A segunda fase ainda não tem data oficial para acontecer.

metropolis
Comemoração da primeira fase do hard fork Metropolis

As mudanças de código consideradas na primeira fase do hard fork Metropolis provocaram certos desacordos entre a comunidade Ethereum. O processo de testes do fork Byzantium foi encontrou alguns bugs críticos no código. De acordo com site de análise Ether Nodes, atualmente, os nós que rodam a rede Ethereum com o software deficiente são 65,3% Genth e 30,4% Parity, os dois principais software do Ethereum. Um software deficiente pode causar problemas de consenso na comunidade, levando a rede a ser dividida ou expor a plataforma a ataques de negação de serviço.

No entanto, até agora, não há nenhum sinal de um fork minoritário de acordo com os registros atuais, e os desenvolvedores estão comemorando a atualização. A divisão marca a primeira grande atualização da moeda digital, afinal 2017 foi o ano em que o Ethereum despertou maior interesse nas pessoas, inclusive pelo aumento da popularidade das ofertas iniciais de moedas (ICO, na sigla em inglês) que utilizam o token da criptomoeda.

loading...
COMPARTILHAR

Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.