Início Notícias AT&T lança serviços em blockchain para cadeia de suprimentos

AT&T lança serviços em blockchain para cadeia de suprimentos

337
0
AT&T lança serviços em blockchain para cadeia de suprimentos

Enquanto alguns céticos não acreditam no potencial da blockchain para além da aplicações financeiras e do ecossistema de critpomoedas, a gigante mundial de telecomunicações AT&T anunciou um conjunto de serviços que utiliza a tecnologia.

Conforme o anúncio da empresa, o conjunto de soluções está focado em processos na cadeia de suprimentos, uma área que ao lado do esporte e do sistema financeiro, mais tem investido em provas de conceito e aplicações em blockchain. Citando casos de uso em vários setores, incluindo manufatura, varejo e saúde, o conglomerado AT&T disse que seus clientes “terão os melhores recursos para rastrear e gerenciar informações entre várias partes” usando a plataforma blockchain “altamente segura”.

Uma particularidade do projeto da AT&T é que ele promete ser interoperável, ou seja, pode se integrar e encaixar em outras plataformas blockchain, como o Hyperledger Fabric da IBM, além de permitir também a interligação com outras ferramentas da AT&T, como as ferramentas de Internet das Coisas (IoT) para permitir capacidades de automação e monitoramento.

“A blockchain melhora a segurança e permite um melhor gerenciamento de transações através de processos complexos. Utilizando nossa rede global e recursos de IoT, a AT&T aprimora a blockchain fornecendo soluções de ponta a ponta que automatizam o rastreamento e podem monitorar as condições ambientais durante todo o processo”, destaca o comunicado.

O lançamento de uma plataforma blockchain pela AT&T não é uma surpresa. A empresa trabalha no espaço há algum tempo, tendo recebido uma patente para um tipo de servidor residencial de assinantes apoiado em blockchain, em junho de 2017. De acordo com o anúncio, os serviços já estão disponíveis.