startup

A startup Abra, especializada na transferência de valores a nível mundial – e que utiliza o blockchain – foi destaque no programa Planet Of The Apps.

O programa é transmitido pela Apple Music, serviço de streaming de conteúdo para o iOS, e é focado em empreendedores do mundo digital, especialmente criadores de aplicativos. O Planet Of The Apps possui um formato muito similar ao programa Shark Tank: nele, empreendedores tem até 60 segundos para apresentarem seus negócios para quatro investidores, e estes decidem se desejam ou não investir na ideia. Caso consiga pelo menos um investidor, o fundador do negócio irá trabalhar para montar um aplicativo e apresentá-lo para um dos mais conhecidos fundos de investidores do Vale do Silício, o Lightspeed Ventures.

A Abra foi uma das empresas apresentadas no último episódio do programa. A startup realiza transações monetárias de qualquer lugar do mundo, em qualquer moeda. Os custos da transação são mitigados através do uso dos chamados “tellers”: pessoas que, através do aplicativo, conseguem encontrar-se e realizar transações P2P. A localização é feita através de GPS – os tellers podem ser encontrados por qualquer pessoa interessada em comprar uma quantia de dinheiro – e o teller recebe uma remuneração pelo serviço prestado. Já o usuário tem a praticidade de conseguir dinheiro local de forma rápida e mais barata do que pelos meios tradicionais, principalmente em casos de emergência.

Porém, os investidores do programa não tem absolutamente nenhuma ligação com o Valor do Silício ou com o mundo da tecnologia. Entre os quatro encontram-se: Gary Vaynerchuk, investidor em empresas como Uber, Snapchat e Twitter e o mais próximo do mundo da tecnologia, o rapper Will.I.am e as atrizes Jessica Alba e Gwyneth Paltrow – esta acabou se tornando a investidora e conselheira da Abra, que foi disputada por todos os quatro da banca.

A escolha da atriz foi feita pelo próprio CEO da Abra, Bill Barhydt. Segundo Bill, a escolha da atriz proporcionou bastante valor, especialmente com o encontro em vídeo que ela conseguiu entre ele e o fundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky. Bill ressaltou o conselho de Chesky – “criar um produto que um pequeno grupo de pessoas ame antes de se preocupar em escalar” – foi algo que o motivou a planejar novas estratégias para a Abra, as quais serão executadas nos próximos passos do programa.

A startup Abra foi notícia aqui no Criptomoedas Fácil final do mês passado, quando a empresa de cartões de crédito American Express confirmou uma parceria entre os dois. Agora usuários do Amex poderão comprar bitcoins diretamente no aplicativo, veja.

O aplicativo já está disponível para download na App Store.

Veja abaixo parte do programa:

loading...
COMPARTILHAR

Coach financeiro, editor-chefe do Instituto Tropeiros e colunista no Criptomoedas Fácil. Escritor e jogador de poker, ambos por paixão e vocação.