Início Educação Aprenda o passo a passo de como minerar com seus tokens Tezos

Aprenda o passo a passo de como minerar com seus tokens Tezos

618
0
Aprenda o passo a passo de como minerar com seus tokens Tezos

Com quase dois meses desde seu lançamento, a criptomoeda Tezos (XTZ) já começa a mostrar os frutos. Com uma comunidade ativa, especialmente entre os brasileiros, os usuários da moeda digital já começam a auferir lucros do chamado baking (assar, em inglês), como é denominado o processo de mineração Proof of Stake (PoS) da criptomoeda.

Se você é uma das pessoas que investiu na criptomoeda e agora busca a renda passiva que tanto torna esse tipo de mineração atraente (usuários da Decred conhecem bem essa sensação), mas ainda não sabe como delegar suas criptomoedas para mineração, fique ligado neste breve tutorial que visa auxiliá-lo a fazer o processo de forma segura.

Assim como a Decred, a Tezos também possui uma pool totalmente brasileira, o que torna o processo de delegação e suporte muito mais simples e rápido. Confira!

1. Verificação de identidade

O primeiro passo, caso você ainda não tenha feito, é realizar o processo de verificação de identidade, através do conheça seu cliente (KYC, na sigla em inglês). Esse processo é realizado pela Fundação Tezos e é obrigatório para o investidor ter acesso aos tokens.

Para realizar a verificação, entre no site oficial da Fundação, clique na opção “Register” e siga todos os passos. A foto de um documento oficial (passaporte é o mais indicado) deve ser apresentada no processo. Também é preciso que o investidor esteja sob a posse do endereço público de sua carteira (a chave pública que foi gerada em PDF no momento da compra dos tokens durante a ICO). Após preencher todos os dados, é preciso aguardar a confirmação – a qual pode levar alguns dias.

Com a identidade confirmada e o acesso aos tokens liberados, o site fornecerá um código de ativação. Anote-o, pois ele será necessário para o próximo passou: a ativação da carteira.

2. Ativação da carteira

Para ativar a carteira é preciso ir até o site de ativação. Feito isso, aparecerá a tela abaixo:

Vá até o campo “Activate you wallet” e digite os seguintes abaixo.

Public key hash/Address: digite a sua chave pública (o endereço tz1 que está no arquivo de compra dos tokens).
Activation code: o código de ativação que foi gerado pela Fundação Tezos no momento da confirmação da sua identidade.

Feito isso, clique em “activate” e espere 30 segundos. Após esse tempo, a carteira deverá ter sido ativada. Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, basta digitar os dados e clicar em “activate” novamente. Se aparecer uma mensagem de erro ou de carteira já criada, significa que o processo foi concluído e a carteira está ativada. Se tiver dado algum outro erro, reinicie o seu navegador e tente novamente.

Com a carteira ativada, está na hora de restaurar os tokens.

3. Restaurando os tokens XTZ

Até agora, os tokens XTZ estavam presos em um arquivo, o qual foi recebido pelo usuário que realizou a compra durante a ICO. O arquivo não se trata de uma carteira em si, mas de um registro de compra. Para usar e delegar os tokens para PoS, é necessário restaurá-los em uma carteira.

Para isso, é hora de utilizar a TezBox, carteira online que servirá para movimentar e guardar os tokens XTZ. O primeiro passo é clicar no link e acessar o site da carteira. Clique em “go to TezBox” e, em seguida na opção “access the online wallet”.

Após a carteira online abrir, ela dará duas opções ao usuário. Clique em “Restore your wallet” para restaurar a carteira a partir do arquivo de compra da ICO.

Na próxima tela aparecerá a opção “fundraiser wallet”, clique nesta opção e em seguida digite os seguintes dados:

  1. A sequência de 15 palavras que estão no arquivo da compra via ICO
  2. O e-mail (deve ser o mesmo endereço utilizado na compra e no processo de verificação)
  3. O código de ativação recebido durante o processo de verificação de identidade
  4. A senha criada na compra (é imprescindível a digitação dessa senha, caso não a tenha anotado, infelizmente será impossível restaurar a carteira e ter acesso aos seus fundos)

Após digitar todos os dados acima, a sua carteira será restaurada. Na próxima página, será solicitada a criação de uma senha para proteger a sua nova carteira (é possível criar qualquer senha, mas não esqueça de anotá-la, pois ela é a única forma de acessar a carteira).

Pronto, agora você já possui uma carteira Tezos e seus tokens XTZ já estão em sua posse. Com isso, é possível vender, comprar mais tokens ou então fazer o processo de delegação para PoS.

4. Delegando os tokens XTZ

O processo de delegação é feito totalmente através da TezBox. Conforme citado no começo deste tutorial, existe uma pool brasileira na qual é possível delegar os tokens: a TezosBR.

Para fazer o processo de delegação, basta entrar na sua carteira. Após abrir a página principal, clique na opção “add account” e crie uma conta de delegação (conta KT1). O processo é feito automaticamente.

A conta KT1 é a conta que será utilizada para todo o processo de delegação de tokens. Após sua criação, é preciso enviar para ela a quantidade de tokens que deseja delegar. Para isso, basta copiar o endereço KT1, ir até a conta “main” e clicar em “send”. Selecione a quantidade de tokens e então faça o envio.

Após o saldo cair na conta KT1, basta seguir os passos abaixo e enviar os tokens para a TezosBR. E pronto, a delegação estará feita.

Para saber mais detalhes sobre a TezosBR, como funciona a mineração e a frequência dos pagamentos, basta acessar o site oficial da pool ou o perfil dela no TzScan, o verificador de blocos da Tezos.

E então, prontos para fazerem seus XTZ trabalharem para vocês?

Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!