Início Altcoin Apenas 10% dos tokens XRP estariam nas mãos de investidores, revela levantamento

Apenas 10% dos tokens XRP estariam nas mãos de investidores, revela levantamento

783
2

O debate sobre centralização ou descentralização no mundo das criptomoedas se tornou mais acirrado com o recente crescimento da cotação da Ripple (XRP), a qual chegou a ocupar o segundo lugar em valor de mercado durante alguns dias.

A moeda, criada pelos Ripple Labs e com o propósito de aprimorar as transações bancárias, é vista com desconfiança pelos defensores de uma moeda descentralizada e sem o controle de governos ou de entidades que possam se aliar a estes. E, segundo o site Trustnodes, essa centralização também se reflete na distribuição da posse dos tokens.

O quadro Crypto Detective analisou dados sobre a rede Ripple e chegou a uma conclusão preocupante: dos 100 bilhões de tokens previstos para serem emitidos, 84% estão – ou estarão – nas mãos dos Ripple Labs, dos diretores ou de ex-diretores do conselho da Ripple.

Ainda segundo o levantamento, mais 3 bilhões de tokens estão em posse de um investidor japonês, o qual não pode ser identificado. Por outro lado, os investidores comuns detém apenas 8 bilhões de tokens XRP no total, sendo que 3 bilhões estão parados em exchanges.

Para se ter uma ideia do tamanho dessa diferença, os fundadores da Ripple detém, juntos, mais de 10 bilhões de tokens. Jed McCaleb possui cerca de 5 bilhões, enquanto Chris Larsen possui 6.7 bilhões. Ou seja, apenas um deles possui quase a metade da quantidade dos tokens que os demais investidores de mercado. E isso em uma moeda com previsão de 100 bilhões de tokens, dos quais cerca de 40% já foram emitidos.

Os dados da pesquisa foram levantados e compilados em uma planilha, a qual mostra, de maneira detalhada, as contas detentoras de tokens e a quem elas pertencem. O autor da planilha é desconhecido, mas eles claramente empreenderam pesquisas extensas para, de fato, mapear todas as participações da XRP, especialmente pela Ripple Labs ou sua equipe atual e/ou anterior.

Isso sugere que o real valor de mercado da XRP é bem menor do que foi levado a acreditar, ficando de forma realista em cerca de US$ 8 bilhões, em oposição ao atual US$ 60 bilhões sugerido. Pois o  atual cálculo do valor de mercado é responsável por uma oferta circulante de cerca de 39 bilhões de tokens, quando, na verdade, a real oferta ao mercado parece ser apenas cerca de 8 bilhões, com o restante bloqueado em contratos ou em depósito, portanto, sem a possibilidade de ser negociado no mercado.

Além disso, essa concentração extrema de tokens pode aumentar o risco de quedas de preços acentuadas quando novos tokens são adicionados. Como aconteceu com Jed McCaleb em 2014, que depois de sair com o restante da Ripple Labs e iniciar o Stellar, ameaçou vender todas as suas participações em XRP à taxa do mercado e derrubar o preço do tokens a menos de centavos.

Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!