Início Notícias Andreas Antonopoulos se emociona ao contar como conheceu o Bitcoin durante a...

Andreas Antonopoulos se emociona ao contar como conheceu o Bitcoin durante a Labitconf

90
0
Andreas Antonopoulos se emociona ao contar como conheceu o Bitcoin durante a Labitconf

O segundo dia de palestras e apresentações na Labitconf, 06 de dezembro, principal evento sobre criptomoedas da América Latina, contou novamente com uma apresentação de Andreas Antonopoulos, considerado um dos maiores speakers sobre criptomoedas. Em um painel conduzido por Emily Coleman, CMO da ShapeShift, o autor de Mastering Bitcoin se emocionou ao contar sua história e como seus ideais cruzaram com todo o clima político e filosófico que envolveu a criação e o desenvolvimento do Bitcoin.

Antonopoulos revelou que cresceu em meio à uma ditadura militar e com ela entendeu como o Estado pode controlar a vida das pessoas, dizendo o que elas podem ou não devem fazer, sem respeitar suas vontades individuais. Foi com a ditadura também que o autor “aprendeu” a desconfiar do sistema financeiro tradicional, pois via como os impactos das políticas de um governo alteram a vida de cada cidadão a ponto de impedir, por meio do controle bancário, que as pessoas tivessem acesso ao seu próprio dinheiro.

Ao longo de sua carreira, o cientista da computação revelou que buscava na tecnologia uma forma de ajudar as pessoas e, neste campo, ficava fascinado em como a criptografia (impulsionado pelo movimento cypherpunk) podia auxiliar na preservação da privacidade dos seres humanos; como os algoritmos matemáticos podiam proteger as pessoas de parte do controle governamental. Assim, começou a se familiarizar com este movimento que buscava, por meio dos números, preservar a privacidade do indivíduo e devolver a ele o controle sobre sua individualidade.

“Me fascinava as possibilidades que a criptografia abria para preservar o indivíduo da invasão do Estado. Então, quando fui à Londres nos anos 90, comecei a conhecer e me aproximar de grandes criptógrafos por meio de conferências e palestras. Eu era uma criança e estava empolgado com tudo aquilo, eu queria fazer parte desta transformação”, disse.

O autor conta que foi neste momento que, após ter se aventurado em diversos projetos e consultorias, descobriu o Bitcoin, em 2012.

“Hoje vejo que naquela época eu estava tentando encontrar algo, mas não sabia exatamente o que era, e, um dia, me lembro que estava sentado, lendo e navegando na internet e encontrei um artigo que falava sobre Bitcoin e, no texto, havia um link para o white paper (…) Então quando comecei a ler o paper, aquilo foi uma experiência única. UAU! Finalizando a leitura aquilo me impactou profundamente e fui em busca do código, para ler e entender como aquilo tudo funcionava…”, contou.

Neste momento, ao falar do código e de como aquilo representou um impacto profundo nele, Antonopoulos fez uma pausa e chorou. “Me emociono quando falo sobre o código e esta experiência”, revelou, dizendo que após cerca de 18 horas sem dormir, apenas lendo e se aprofundando no Bitcoin, cancelou todos os projetos que vinha trabalhando e passou a se dedicar exclusivamente a este ecossistema.

“Durante quatro meses, a única coisa que fiz foi levantar, escrever códigos e ler sobre Bitcoin”, destacou.

No entanto, à medida em que se aprofundava no tema, o cientista da computação descobriu, segundo ele, que era um programador medíocre perto de todos aqueles que vinham trabalhando em implementações com Bitcoin e no desenvolvimento do código (Bitcoin Core). Então Antonopoulos tomou a decisão de não mais codificar e focar sua atenção em ensinar para as pessoas o que era aquela tecnologia e como ela poderia mudar a sociedade e outorgar poder às pessoas.

“Quando falamos de Bitcoin não falamos apenas de uma criptomoeda, mas sobre um ecossistema descentralizado no qual o BTC é a pedra fundamental desta nova sociedade que queremos construir”, finalizou.

3xBit

Compre e venda Bitcoin e altcoins na melhor plataforma de criptomoedas do Brasil. Cadastre-se agora mesmo e confira todas as novidades da plataforma. Acesse: https://3xbit.com.br/

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI