Início Blockchain Agência de classificação de seguros testa blockchain da IBM para automatização de...

Agência de classificação de seguros testa blockchain da IBM para automatização de relatórios

466
0
Agência de classificação de seguros testa blockchain da IBM para automatização de relatórios

A Associação Americana de Serviços de Seguros (AAIS, na sigla em inglês) está se voltando para a plataforma blockchain da IBM para suportar uma nova ferramenta automatizada de geração de relatórios de seguros, anunciou a organização nesta quarta-feira, 15 de agosto.

De acordo com o artigo publicado pela agência de notícias Coindesk, construído sobre a blockchain da IBM usando o Hyperledger Fabric, o sistema Open Data Link seguro (OpenIDL) visa simplificar os relatórios regulatórios, permitindo que as operadoras de seguros armazenem dados em uma blockchain permitida para os reguladores verem conforme necessário, diz um comunicado de imprensa.

O sistema essencialmente simplificaria a missão atual da associação de consolidar e relatar os dados de classificação de seguradoras para vários Departamentos de Seguros de nível estadual.

Craig Bedell, membro da IBM, disse à CoinDesk que a AAIS escolheu especificamente a blockchain da IBM devido à natureza de código aberto do Hyperledger Fabric e à plataforma de nível corporativo que a gigante da computação oferece.

Atualmente, a AAIS envia relatórios mensais ou trimestrais para cada seguradora associada, dependendo das leis estaduais. No entanto, o novo sistema, que está atualmente em fase piloto, permitiria que a AAIS depreciasse sua função de relatório de dados, uma vez que as operadoras armazenariam diretamente seus próprios dados na blockchain. Os reguladores poderiam, então, examinar as informações a qualquer momento, em vez de esperar pela chegada de um relatório.

O executivo-chefe da AAIS, Ed Kelly, disse no comunicado de imprensa que a organização reconhece “o potencial da blockchain para agilizar o processo de elaboração de relatórios regulamentares para as operadoras associadas, bem como a oportunidade de melhorar a segurança, acessibilidade e precisão dos dados para os reguladores”.

“O suporte da Hyperledger Fabric às transações privadas e confidenciais permite às seguradoras compartilhar dados com a rede, sabendo que possuem seus dados e têm controle sobre quem tem acesso a eles”, disse o gerente global da IBM Global Insurance Industry, Sandip Patel.

“Este é um exemplo interessante de como a blockchain pode reunir todo um ecossistema de usuários e permitir que as informações sejam compartilhadas de novas maneiras para gerar resultados reais de negócios”, disse ele.

Embora na fase piloto, Bedell disse que a plataforma já está “aberta para negócios”. Seguradoras já estão sendo incorporadas e as organizações estão trabalhando para trazer também os departamentos estaduais de seguros.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.