Início Notícias ABCB apela ao Cade na esperança de obter um parecer favorável em...

ABCB apela ao Cade na esperança de obter um parecer favorável em luta contra os bancos

108
0
ABCB apela ao Cade na esperança de obter um parecer favorável em luta contra os bancos

Recentemente, a ABCB (Associação Brasileira de Cripotomoedas e Blockchain) encaminhou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) uma decisão na qual o judiciário sul-coreano entendeu que o Banco Nonghyup não poderia bloquear as transações da exchange Coinis, com base apenas nas diretrizes do governo sul-coreano contra a lavagem de dinheiro, argumento que é utilizado por alguns bancos no Brasil para o fechamento de contas de plataformas nacionais que operam com compra e venda de criptoativos.

A estratégia da ABCB é mostrar como a situação vivida no Brasil (bancos versus exhcanges) guarda semelhanças com a presenciada em outros países e como estas outras nações têm decidido sobre o caso.

“A imprensa internacional especializada ofereceu ampla divulgação à notícia (…) de que um tribunal da Coreia do Sul julgou que a decisão de um banco comercial de parar de oferecer serviços bancários à uma exchange (corretora) de criptomoedas era ilegal e, portanto, deveria ser rechaçada”, diz o e-mail da ABCB enviado ao regulador brasileiro.

O processo administrativo 08700.003599/2018-95, no qual a manifestação da ABCB foi incluída, foi aberto pelo CADE, em junho deste ano, a partir de um pedido da própria associação solicitando punição aos bancos nacionais que encerraram contas de exchanges e visando garantir que a prática não ocorra mais no Brasil. O CADE, por sua vez, notificou as exchanges nacionais a prestarem uma série de esclarecimentos no processo, bem como notificou os bancos para entender a situação e o porquê do fechamento das contas.

“A mais recente vitória da corretora Coinis contra o Banco Nonghyup deverá retirar a pressão dos bancos sobre as corretoras de criptoativos, pois algumas corretoras que não procuraram a justiça tiveram que se submeter às determinações do banco. Agora, parece que as coisas estão mudando na Coreia”, finaliza categoricamente o e-mail da ABCB.

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI