mineração de bitcoin

A mineração de bitcoin teve um crescimento maciço com muitos participantes e pools (ou piscinas) competindo para processar as transações, para que eles possam ganhar cada vez mais bitcoins e assim lucrarem ainda mais.

O processo de mineração se profissionalizou tanto. No início era feito por indivíduos em seus computadores em casa. Agora evoluiu para incríveis datacenters e instalações gigantescas, espalhadas pelo mundo todo. A mineração de bitcoin já faturou mais de U$ 2 Bilhões.

Mineração do Bitcoin x Hashrate

A cerca de um ano, o hashrate de mineração do bitcoin entrou na era dos exahash (bilhão de GH/s), como pudemos ver na rede que processou seu primeiro exahash por segundo, foi por volta de janeiro do ano passado. Agora o hashrate coletivo (que é a soma de todos os hashrates dos mineradores) é superior a quatro exahash por segundo. Ou seja, alcançou mais de 4 bilhões de GH/s, inclusive assim superando a capacidade do mais poderoso supercomputador do mundo.

Mineração
blockchain.info

Usando os dados fornecidos pelo blockchain.info para as medições de hashrate, podemos ver que o primeiro pico superior a 4 exahashs/s ocorreu no mês passado, mas agora é constante. E na última semana se tornou comum picos superiores aos de março.

E o que importa

Primeiramente aumenta a capacidade coletiva de processamento pois um exahash resolve 10^18 hashes por segundo. Segundo, a tecnologia para tal capacidade de processamento é chamada de “computação exascale” (exascale computing), e estudos mostram que esta tecnologia crescerá exponencialmente em 2018. A rede do Bitcoin se tornou uma dessas tecnologias quando ultrapassou 1,5 exahashes por segundo, lá em meados de 2016.

O crescimento das pools e a introdução de novos chips de mineração, levaram muitas pessoas a acreditarem e justificarem que o Bitcoin é a rede computacional mais segura da história.

Pra que tanto poder de mineração

Teoricamente a ascensão do bitcoin em relação às moedas fiat ajudou a empurrar a mineração para novos patamares durante o ano passado. De acordo com as estatísticas, a receita de mineração é a mais alta do que nunca, já que os mineiros acumulam recompensas e taxas de mineração. No entanto, a dificuldade da rede também é extremamente alta, tornando difícil para mineiros amadores ou sozinhos possam lucrar sem entrar em uma pool.

Para aqueles que não sabem a dificuldade de rede do bitcoin nada mais é que, uma medida de quão difícil é para as mineradoras encontrarem um hash abaixo do alvo indicado.

Piscinas (pools) de mineração sempre foram ativas e influentes. Muitos anos atrás algumas pools dominavam o mercado e ditavam a velocidade, além de terem os maiores lucros. Vale lembrar que durante o inverno de 2014, a pool de mineração conhecida como Ghash chegou a possuir cerca de 51% da distribuição de hashrate da rede.

No entanto, em 2017 nunca houveram tantas pools. Existem atualmente cerca de 22 pools comandando a maior parte do poder de mineração. E nenhuma delas tem mais de 20 por cento da distribuição do hashrate, e são apenas seis pools significativamente maiores em comparação com as restantes.

Comparando com as altcoins

Olhando para o todo esse hashrate em comparação com outras altcoins que usam o sistema proof-of-work (PoW), podemos ver que o poder de processamento da rede do Bitcoin é extremamente maior. Para servir como base, o hashrate da rede do Litecoin por exemplo é de 5.6mil GH/s, o do Ethereum é de cerca de 23mil GH/s, e o Dash é de 1.2mil GH/s aproximadamente.

Existem outras altcoins mais simples de minerar como já ensinamos aqui. Porém essas criptomoedas atualmente não têm muito valor, seria minerar para guardar, esperar e torcer por uma valorização.

Já o poder de processamento da rede do Bitcoin é muito maior do que as três redes dessas altcoins combinadas. Isso acaba tornando o “livro-registro” (ledger) do Bitcoin não somente o mais longo do mundo, mas também o Blockchain mais seguro disponível hoje.

O que você acha disso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)

loading...
  • Eduardo

    Está uma beleza… para os mineradores!
    Pq para o pessoal que investe nas mineradoras está um LIXO!
    Diversos investidores da Genesis Minning relatam que seus ganhos não estão sequer igualando seus investimentos:

    https://bitcointalk.org/index.php?topic=1356688.0

    Então, se tem alguém ganhando são os mineradores, não os investidores em mineração.
    Agradeço à DEUS e aos amigos lusitanos por não ter entrado nessa fria. Investir em mineração é furada, pois os mineradores não jogam pra perder e, pelo jeito, usam o teu dinheiro sem compartilhar os lucros.

    Se alguém quer investir em bitcoin, deveria só comprar bitcoin.

    • Adilson Oechsler

      voce tá fazendo algo errado amigo, 15% ao mês não é pouco…
      a genesis mining paga todos os dias na sua carteira amigo… claro que a mineradora ganha mais, eles compraram o maquinário amigo…

      • Eduardo

        Expandem o maquinário usando o dinheiro de quem contrata com eles.

        15% ao mês => 180% ao ano do dinheiro que vc investiu.
        BTC chegando a 5000 dólares no final do ano => 500% ao ano de retorno pra quem comprou direto BTC.

        • Adilson Oechsler

          Mas e na poupança, ganha quanto ao mês? 1%?
          Eu coloquei a 2 anos, parte do meu décimo terceiro e não me arrependo.. com este impulso inicial, recebi meu retorno.. e como é vitalício, continuo recebendo, se a genesis quebrasse hoje, eu já retirei meu investimento faz tempo, e com o que eu ganhei, faço trading, compra e venda de bitcoins… pra quem não tem capital pra investir, vale muito a pena iniciar com a Genesis, eu comecei com eles e estou lá até hoje… e continuo recebendo diariamente os lucros na minha carteira.. todo mês junto o que ganhei e coloco pra vender.. quando o BTC está em alta.. hoje está quase 14 mil reais 1 BTC.

          • Claudinei Rangel

            Adilson, estou minerando na hashflare. Voce já usou ela.? A Genesis é melhor? comecei la com 100 dola
            res apenas e tudo que estou minerando estou reinvestindo.

          • Adilson Oechsler

            Então Claudinei, a primeira vista parece que a hasflare é melhor, até voce sacar os seus bitcoins, a taxa deles é maior.. eles até pagam mais que a genesis, mas na hora de sacar eles te comem em taxas…. não que não seja lucrativo, mas a genesis é de longe bem melhor.
            Caso venha a investir na Genesis, o minimo é 30 dolares…
            Use este código e ganhe mais 3% de bonus na compra do seus hashpower
            C8Of2M
            Eu utilizo as duas, Genesis e Hashflare
            Um abração

          • Claudinei Rangel

            Obrigado pelo retorno Adilson. A Hashflare está com sha-256 suspenso devido a falta de Hardware para minerar. Estou querendo investir mais 100 dolares, e estou pensando em investir na mineração de Ethereum. O que voce acha da mineração dele? será que vale a pena? ou é melhor concentrar no sha-256? Vou abrir uma conta na Genesis e seguir o seu conselho.

          • Adilson Oechsler

            O ethereum tem uma boa perspectiva pro futuro, segue teu coração, sempre falo isso pras pessoas, analise o mercado, tenha em mente que as moedas são como um ativo, podem não valer nada hoje, mas do dia pra noite.. pá… já li casos de gente que guardou cryptomoedas por mais de 5 anos, e agora foram ver, estão com uma grana consideravel…
            Eu vou continuar apostando no bitcoin e bitcoin cash, mas como eu disse, ethereum tem se mostrado atrativa.. segue teu coração, arrisque.

  • Adilson Oechsler

    A Genesis paga sobre o teu investimento 12% a 15% por Mês amigo… eu investi lá e to vivendo de renda… depositos todos os dias na minha conta… qual poupança faz isso? Colocando 10 mil reais lá, vc tem um lucro de 1.500 reais por mes aproximadamente, é tão ruim? Não acho..

    • Reinaldo Santana

      Olá Adilson, estou pensando em investir na Genesis. Ainda está retornando essa média? você investiu um pouco mais ou continua com este investimento? Queria investir pesado uns 200 TH`s. Vale a pena?

      • Adilson Oechsler

        Oi, está pagando a mesma taxa sim, vale a pena…
        eu continuo investindo.. este ano por exemplo vou tirar 20% do meu decimo terceiro e vou investir lá
        Se for investir lá.. use este código e ganhe 3% de desconto C8Of2M
        depois do oito é um zero ok? Bons lucros pra vc amigo.

      • Eduardo

        Procure um fórum com investidores reais discutindo seus ganhos.
        Eu encontrei um com as pessoas reclamando dos prejuízos por ter investido em mineração, com projeções nada otimistas onde calculavam que se houvesse um empate no final já seria um alívio!
        Compre diretamente o BTC, é a melhor opção.
        15% ao mês (que eu não acredito) dá 180% ao ano. A cada dia é mais difícil minerar, o que significa que os ganhos em frações de BTC irão diminuir com o passar do tempo.
        O BTC já valorizou uns 300% esse ano (fica claro como é melhor compra logo o BTC), não há razão pra investir em mineração, onde são as mineradoras que ganham as custas dos investidores.