Início Bitcoin A história do Bitcoin parte 2: o símbolo

A história do Bitcoin parte 2: o símbolo

203
0
A história do Bitcoin parte 2: o símbolo

Nota do editor: na segunda parte da série sobre a história do Bitcoin, criada pelo site Bitcoin.com, o foco será a origem do famoso símbolo que identifica o principal criptoativo do mundo. Para conferir a parte 1, clique aqui.

Do Baht ao Bitcoin

Quando Satoshi publicou seu whitepaper uma década atrás, e depois extraiu o bloco-gênese um pouco mais de dois meses depois, ainda havia muito do Bitcoin para ser construído. Não havia carteiras, nenhum explorador de blocos e nenhuma exchange – na verdade, não havia sequer uma taxa de câmbio. Nem havia um símbolo para representar o Bitcoin.

A primeira tentativa de um logotipo foi projetada pelo próprio Satoshi para o primeiro cliente Bitcoin e compreendeu uma moeda de ouro contendo as letras BC. No início de 2010, no entanto, na época em que uma pequena comunidade estava começando a se formar, estava em andamento uma conversa para substituí-la, com um caractere unicode para representar exclusivamente o Bitcoin.

“Proponho que adotemos o símbolo da moeda baht, da Tailândia (฿) como símbolo oficial de moeda para o Bitcoin e BTC como o código oficial de três letras”, escreveu um membro do fórum Bitcointalk – “NewLibertyStandard” – em 05 de fevereiro de 2010. Quatro meses antes, o mesmo indivíduo fez a primeira compra de Bitcoin através de moeda fiduciária, pagando US$ 5,02 por 5.050 BTC. Seguiu-se intensa discussão, com alguns usuários do fórum se preocupando que o símbolo do baht poderia causar uma confusão entre as moedas.

Uma novo logo – para uma nova era

Em 1º de novembro de 2010, o usuário “bitboy” compartilhou no Bitcointalk o recém-criado logotipo do Bitcoin: o agora clássico ₿ renderizado de cor branca em um fundo laranja, completo com “Rotation: Clockwise 14%”, uma posição que se mantém até hoje.

“Curiosamente, o cifrão se originou com duas barras verticais em vez de uma, de acordo com várias teorias”, frisou Hal Finney no segmento de símbolos anterior aberto por NewLibertyStandard. Até agora era 2011; a conversa se moveu devagar naquela época.

Mesmo quando Satoshi ainda estava por perto para bancar o ditador benevolente, havia pouco consenso sobre qual símbolo deveria ser adotado. Uma pesquisa em meados de 2011, no entanto, viu os usuários do fórum votarem esmagadoramente em favor de ฿, à frente de opções como β, Ƃ e Ƀ. Mas foi apenas anos mais tarde, em junho de 2017, que o Bitcoin finalmente ganharia seu próprio símbolo unicode e se tornaria ₿.

Curiosamente, a palavra “Bitcoin” não aparece nenhuma vez no corpo do whitepaper de Satoshi, apenas no título e no nome do domínio bitcoin.org, impresso diretamente abaixo dele. Bitcoin, seja ele denominado BTC, XBT, ฿ ou ₿, nunca foi sobre criar uma marca – e sim sobre mudar o mundo.

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI