Início Blockchain 12 bancos chineses aderiram à tecnologia blockchain em 2017

12 bancos chineses aderiram à tecnologia blockchain em 2017

581
0
12 bancos chineses aderiram à tecnologia blockchain em 2017

Segundo artigo publicado pela Coindesk, agência de notícias especializada no universo cripto, quase metade dos 26 bancos listados publicamente na China disseram ter implantado a tecnologia blockchain em 2017.

A CEBNet, fonte de notícias do setor bancário chinês, disse nesta sexta-feira, 04 de maio, que, entre os 26 bancos chineses, 12 deles divulgaram em seus registros anuais que as aplicações de blockchain foram adotadas para vários casos de uso no ano passado.

As 12 instituições incluem grandes bancos comerciais estatais, como o Banco da China, o Banco de Construção da China e o Banco de Agricultura da China, bem como outros bancos de capital fechado, incluindo o China Merchants Bank e outras entidades de nível municipal.

As aplicações que foram adotadas variam desde o uso da tecnologia blockchain até a emissão de faturas e empréstimos internacionais para processos de autenticação de identificação.

Por exemplo, de acordo com o pedido anual do Banco de Agricultura da China, a entidade estatal desenvolveu uma rede descentralizada para oferecer empréstimos não garantidos a comerciantes de e-commerce agrícola que, segundo a empresa, oferece um processo automático de emissão de empréstimos.

Da mesma forma, o Banco de Construção da China também divulgou em seu demonstrativo financeiro que lançou uma plataforma baseada em blockchain que fornece emissão de empréstimos entre bancos e internacionais para pequenas empresas. O banco ainda se vangloria de que a plataforma até agora processou transações que valem um total de 1,6 bilhão de yuans, ou US$251 milhões.

Tomando outra abordagem, o Banco da China disse que concluiu testes para uma infraestrutura de TI distribuída a ser implantada em suas filiais para o desenvolvimento de uma carteira digital baseada em blockchain.

A adesão em massa dos bancos à adoção de blockchain ocorre em um momento em que o regulador bancário do país também elogiou o benefício da aplicação da tecnologia no setor financeiro – especialmente quando se trata de melhorar a eficiência da emissão de empréstimos.

Pedidos recentes de patentes, conforme relatado pela CoinDesk, também indicaram que os bancos estatais da China vêm explorando maneiras de usar a tecnologia blockchain para resolver problemas de armazenamento de dados e simplificar os processos de autenticação de certificados.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.