domingo , 23 abril 2017
Zcash corrige bug que permitia atacar todos os Full nodes

Zcash corrige bug que permitia atacar todos os Full nodes

Zcash comunicou recentemente sobre uma falha no sistema que permitia um ataque no seu Blockchain.

Com o erro encontrado no protocolo, qualquer pessoa mal intencionada poderia atacar o Blockchain do Zcash através dos Full Nodes. De acordo com os desenvolvedores do Zcash, era uma vulnerabilidade de Denial-of-Service (ataque de negação de serviço) que foi corrigido na última atualização.

A descoberta do bug

O erro foi descoberto em 12 de abril e os desenvolvedores Zooko Wilcox e Paige Peterson foram responsáveis por divulgar a solução para os usuários. A origem do bug foi uma mudança feita na versão 1.0.4 do Zcash.

Na versão Zcash 1.0.4, foi feita uma alteração de cálculo para aumentar a prioridade das transações blindadas, o que resultou na vulnerabilidade encontrada.

ZcashCo

A solução foi incluída na versão 1.0.8-1, que segundo a equipe de desenvolvimento, se uma transação é executada corretamente para atacar a rede, apenas os usuários com clientes vulneráveis ​​aceitarão a transação em seu MemPool vulnerável.

“Exchanges, wallets e mineradores já implementaram a atualização. Nenhum ataque foi detectado”, trecho da publicação no blog de Zcash.

Como posso saber se um ataque está ocorrendo?

ZcashCo, exchanges, fornecedores de carteiras e mineradores implementaram sensores que detectam ataques deste tipo. No caso de um ataque ser detectado, ZcashCo tomará as seguintes ações: Os desenvolvedores do Zcash emitirão um alerta dentro da rede, fazendo com que todos os Nodes zcashd anunciem o ataque em potencial.

Desde o inicio de 2017 a criptomoeda Zcash (ZEC) vem tendo forte valorização, isso sem contar suas últimas conquistas – uma delas foi a integração na Smart Wallet da coinBR que ocorreu no inicio de abril deste ano, sendo possível pagar boletos, recarregar celulares e pagar até impostos. A coinBR é a única startup brasileira a possuir a Zcash em seu portfólio.

A última novidade, é a disponibilidade de uma Wallet na Apple Store, vale lembrar que a politica de liberação de aplicativos na plataforma da Apple é bem regida.

Ainda na fase de amadurecimento Zcash tem mostrado seus esforços corrigindo rapidamente seus problemas, e acima de tudo vem ganhando destaque no mercado, hoje ela é 12º criptomoeda no ranking do Coinmarketcap.com, site que lista as principais criptomoedas.

Sobre Tayrone Santos

Entusiasta em criptomoedas. Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if