domingo , 23 abril 2017
Botnet Bitcoin: Um vírus que te faz minerar bitcoins

Botnet Bitcoin: Um vírus que te faz minerar bitcoins

E tem hacker pra tudo hoje em dia, não é mesmo? O time de pesquisa da IBM descobriu pesquisando o conceito de blockchain e mineração que existem um “vírus” que minera bitcoin em dispositivos conectados à internet também conhecidos como IoTs (Internet of Things).

Vamos entender o cenário e refletir um pouco sobre o que isto quer dizer.

O que é IoT

Sabe aquele refrigerador com tela de LCD que fala com o mercado quando o leite acaba, ele é um IoT. Sabe aquela lâmpada que acende remotamente pelo celular via wifi na sua casa? Ela é um IoT. Sabe o carro dos sonhos que vem com computador de bordo que pede uma mesa em restaurante enquanto você estaciona, ele também é um IoT. Enfim qualquer dispositivo microprocessado que está conectado a internet para se comunicar pode ser chamado de IoT.

Capacidade dos IoTs

Normalmente são dispositivos com pouca capacidade de processamento, mas mesmo possuindo pouca capacidade podem ser usados para minerar poucos satoshis por vez, mas imagine isso em larga escala. Vamos quantificar a escala segundo a Statista existem mais de 23 BILHÕES de dispositivos IoTs conectados a internet hoje em dia.

Onde mora o perigo

Em meados de 2016 hackers desenvolveram um vírus/malware (cavalo de Troia) voltado para este segmento de IoTs chamado de Mirai, que basicamente roda em máquinas Linux IoT transformando-as em zumbis ou “bots” e conectando-as a uma rede chamada de BotNet. Segundo dados da empresa McAfee, estima-se que mais de 2,5 milhões de dispositivos IoT foram infectados pelo Mirai em 2016.

Uma variante deste Mirai esta rodando novamente a internet mas agora transformando as máquinas em mineradores “zumbis” e os conectando a BotNet (espertos esses hackers heim?). Até hoje ninguém sabe dizer quantos dispositivos foram infectados por esta variante nem quanto dinheiro esta sendo gerado com esta mineração “zumbi”.

Muitos falam que o hackers estão minerando para financiar atos criminosos, mas na minha opinião é mesmo pela diversão e pelo dinheiro envolvido nisso. Pois mesmo tendo um volume absurdo de máquinas disponíveis, estas têm de ser infectadas com o vírus/malware e o poder de mineração é pequeno, mas cada satoshi conta: “De grão em grão, a galinha enche o papo”.

Deixem suas torradeiras fora da tomada enquanto não as estiverem utilizando. Ou se souberem alguém que tem o código fonte do malware ai na mão, disponibilize ele para comunidade estudar. Basta deixar em um comentário na seção abaixo.

Deixe também sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Sobre Eleandro Pavanatti

ePavanatti - Engenheiro alucinado por tecnologia e adepto da façocracia. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me uma cerveja 17wQ6RRKgqrYaeha5gTWgaQimMgRGqXjbC
  • Daniel Mauricio Kamers

    Nao existe isso de “mineirar aos pouquinhos”. Alias seria uma burrice danada controlar uma botnet dessas (em tese) e tentar ganhar dinheiro mineirando… hahahahha So falta os “hackers” invadirem os bancos pra “mineirar” kkkkkk.

    • João

      Não é a maior besteira.
      Se você entendesse o que é a blockchain e o conceito de mineração em blocos você saberia que funciona.
      Ele pode conectar todas as máquinas (workers) em uma determinada pool e minerar sim, usando várias máquinas ao mesmo tempo.

      • Daniel Mauricio Kamers

        Minepool, claro, que abestado iria pensar em solo-mining?! Hehehe não muda nada. Ter uma botnet de milhões de dispositivos e tentar ganhar alguns centavos com pool são duas coisas incompatíveis. É o mesmo que ser um gênio e ao mesmo tempo um idiota. Improvável. você pode gastar alguns dólares por um dispositivo que vai te dar uma capacidade de mineração bem maior do que centenas de milhares de IoTs-devs… sem cometer crime nenhum. Continua parecendo uma baita besteira pra mim… para não parecer tão idiota, seria suficiente tentar fazer isso apenas com smartphones, que também são bilhões, e tem muuuuito mais capacidade que, por exemplo, uma “smart-torradeira”… heheheh boa sorte aí com seu projeto…

        • Concordo Daniel, e esta é a nova missão deste Botnet. Olhando na deep, o pessoal esta montando um vírus para os smartphones justamente para minerar altcoins. Vem coisa ai rsrs