domingo , 23 abril 2017
Conheça os motivos das principais quedas no preço do Bitcoin
Imagem: Cointelegraph

Conheça os motivos das principais quedas no preço do Bitcoin

Bitcoin foi uma idéia que se originou em 2008, desde então se tornou uma moeda digital popular ao longo do mundo, acumulando um valor de U$ 20 bilhões de mercado. Esta caminhada não foi fácil para a moeda, que tem experimentado altos e baixos em sua jornada para aceitação.

Segundo a lenda, acredita-se que Satoshi Nakamoto inicialmente começou a trabalhar no conceito do Bitcoin em 2007. No entanto, foi somente em 2008 que um artigo pelo Nakamoto, Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System (Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico P2P), foi publicado.

Em 3 de janeiro de 2009, o bloco genesis (primeiro bloco do Bitcoin) foi minerado, e a primeira transação no bloco 170, ocorreu entre Satoshi e Hal Finney, em 12 de janeiro de 2009, dando início a um passeio de montanha russa para a moeda.

2011: Mt Gox

Foi no começo de 2011 que o bitcoin tinha alcançado a paridade com o dólar norte americano, sendo negociado na exchange japonesa Mt Gox por U$ 1. No entanto, em 19 de junho de 2011 o preço do bitcoin caiu U$ 3 em questão de minutos, para menos de U$ 16, após o ataque hacker na Mt Gox.

Fevereiro de 2012: Paxum

Um incidente parecido se novamente repetia em 11 de fevereiro de 2012, quando o preço do bitcoin caiu para aproximadamente U$ 4.  A exchange Paxum cessou as operações com a moeda.

Março de 2012: Linode

Algumas semanas depois, em 1° de março, o preço do bitcoin caiu para U$ 4,89, depois que 46.000 BTCs foram roubados no ataque hacker na Linode. No momento, bitcoin tinha um mercado de pouco menos de U$ 230.000.

Agosto de 2012: Pirateat40

Mesmo que a moeda tenha subido ligeiramente nos meses procedentes de 2012, em 17 de agosto o preço do bitcoin novamente caiu para menos de U$ 11, após Pirateat40 cessar os pagamentos.

Abril de 2013: Ataque DDoS

Ao longo dos meses anteriores o preço do bitcoin aumentou de forma constante, como o interesse na moeda aumentou. No entanto, em 10 de abril a moeda caiu 60 dólares, ficando com o preço de U$ 122.

Dezembro de 2013: Banimento na China

No final do ano, em 5 de dezembro, o Banco Popular da China (PBoC) proíbe transações do bitcoin. Isso ocasionou uma queda livre de 300 dólares, para U$ 840.

Fevereiro de 2014: Fechamento da Mt Gox

Em 07 de fevereiro, registros mostram uma queda de 100 dólares por motivo de ataques DDoS em várias exchanges. A discussão sobre o tamanho do bloco entre mineradores e desenvolvedores fez a moeda perder outros 30 dólares, em 21 de fevereiro. Enquanto isso o anúncio de encerramento da Mt Gox em 24 de fevereiro, fez com que o bitcoin caísse para cerca de U$ 550.

Março de 2014: Julgamento do IRS

Após o IRS declarar o bitcoin como uma propriedade em 26 de Março de 2014, o preço cai 150 dólares, sendo negociado por U$ 453.

Janeiro de 2015: Bitstamp

Bitstamp suspende seus serviços depois que teve 19.000 BTCs roubados. No entanto, quase uma semana depois, a exchange reabriu.

Agosto de 2015: Discussão sobre escalabilidade

Em 19 de agosto o preço do bitcoin cai 45 dólares após o lançamento do novo software cliente XT Fork, em uma tentativa de resolver a questão da escalabilidade.

Novembro de 2015: Unicode

Apesar de um ligeiro aumento no preço, ele caiu 50 dólares com o anúncio que a assinatura its foi aceita no Unicode em 3 de novembro.

Janeiro de 2016: Efeito Hearn

Em 14 de janeiro um dos desenvolvedores do Bitcoin Core, Mike Hearn, disse que vendeu todas as moedas dele e declarou que o bitcoin fracassou. O preço registrou 40 dólares de queda.

Agosto de 2016: Bitfinex

Mais tarde naquele ano, uma brecha na segurança da exchange Bitfinex permitiu o roubo de 120 mil bitcoins, em 2 de agosto.

2017: Intervenção do PBoC

Em 5 de janeiro, o bitcoin mergulha 31% para U$ 889 com as autoridades chinesas tentando regulamentar as exchanges de bitcoin.

Embora não tenha sido certamente um passeio fácil para o bitcoin, o fato de que ele ainda está aqui é um testamento ao fato de que as pessoas acreditam na moeda, apesar dos contratempos.

Compre e venda bitcoins de maneira rápida e segura na maior corretora de bitcoins da América Latina: https://foxbit.com.br

Sobre Eduardo Guimarães

Sou um amante de inovação, moedas digitais, tecnologia e marketing. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 3PpkwjUrvDWa6YEtSMXCGLPorkDs6CrYGQ
  • Roberto Carter

    https://metizer.com/?ref=r78DxG

    Melhor site já uma visto para ganhar Bitcoin
    Site Mineradora a melhor de todas, paga e pagamento instantâneo.
    Usario referidos começam com com 100 GH/s grátis e o mesmo vai aumentando com o decorrer do tempo
    Não precisa ficar o tempo todo na net ou frente ao pc, ela faz tudo por sim.
    Atualmente estou a ganhar 0.0005 btc por dia, este valor tende a subir, porque o GH/s são aumentados de forma automática.
    Já consegui saber 1.05 BTC.
    https://metizer.com/?ref=r78DxG

  • Adilson Silva

    O próximo desafio do Bitcoin é lidar com a crescente popularidade de outras criptomoedas, como Ethereum, Dash, Ripple.

    Penso que em pouco tempo o market cap do Bitcoin será superado pelo market cap do Ethereum ou do Ripple. Esse evento poderá causar impacto significativo na cotação do Bitcoin.

  • CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS

    Nâo vi, nem ouvi citação do Bitcoin nas delacões da Lavajato, vocês não acham isso estranho?

    • Ricardo Rojas Sierban

      Esse povo da lava jato eu acredito que ainda não use Bitcoin nas transações de lavagem de dinheiro ou ainda estejam investigando este tipo de transição.

    • Adilson Silva

      A Lava Jato investiga desvio de bilhões de dólares, volume ainda significativo e indiscreto demais para ser movimentado na rede Bitcoin, cujo market cap é de apenas US$ 16 bilhões.

      Um corrupto anônimo que tentar trocar, por exemplo,160 milhões de dólares por bitcoins, causará uma súbita variação na cotação da criptomoeda e poderá ser rastreado por curiosos.

  • Desde quando eu conheci esta moeda em 2010 já acreditava no seu alto poder de compra e facilidade em transações internacionais. uma moeda realmente revolucionaria, desde la venho de varias maneiras a obtenção de cada vez mais moedas, como as famosas torneiras (Faucet) e também através de empresas de mineração mas sem sombras de dúvida a melhor que encontrei pra investir foi esta https://goo.gl/32qzDx

  • Miguel Tavares

    Legal saber disso. Realmente o bitcoin oscila muito. Senhor editor, publique uma matéria falando nas alternativas ao bitcoin, tipo ethereum e dash. E um tutorial de como comprar, se já tem alguma exchange brasileira que vende e tal…

  • NARUTOELFEX

    mano vc tem algum artigo explicando o motivo do ether ter aumentado tanto de preço, era 18 dolares e em não tanto tempo chegou a 52 dolares ?