sábado , 25 março 2017
PWC Global publica estudo sobre aplicações Blockchain na indústria energética

PWC Global publica estudo sobre aplicações Blockchain na indústria energética

A empresa de consultoria internacional  PwC Global publicou recentemente um estudo onde mostrou as possibilidades de aplicação Blockchain na indústria energética.

Confira também Banco Central da França apresenta estudos sobre a tecnologia Blockchain

O estudo

O estudo começa a partir da perspectiva do consumidor, mas também leva em conta o fornecedor. O artigo analisa os modelos de negócios que já implementaram o Blockchain em vários campos, coletando todos os documentos disponíveis sobre como e porque a tecnologia é aplicada em áreas como pesquisa e documentação relacionados com a aplicação especificamente no campo de energia.

Motivações para pesquisa

As razões para a pesquisa tem a ver com a rápida transformação que ocorreu nas diferentes áreas de negócio com a tecnologia. Igualmente importante, uma outra razão é explorar essas possibilidades de blockchain aplicada ao campo de energia e como ela pode afetar o consumidor e o fornecedor; ou seja, as vantagens e desvantagens que podem resultar no uso da tecnologia em ambas partes envolvidas.

Aplicações Blockchain no mercado

Inicialmente, o trabalho conta a história do surgimento da tecnologia  blockchain. A partir daí ele dá ao leitor uma visão geral do blockchain também conhecido como Tecnologia Contabilidade Distribuída – aplicada a diversos setores , incluindo finanças, onde é usada por boa parte das aplicações existentes, sempre com o foco no usuário.

Confira também O que é Blockchain? Explicando de forma simplificada

Uma das vantagens no setor financeiro é o armazenamento de dados e de transação descentralizada, o aumento da segurança e independência de uma autoridade central, os que geram pagamentos em criptomoedas, o uso de contratos inteligentes para executar transações de forma rápida e sem intermediários.

Confira também 6 Aplicações práticas do Blockchain no mundo real

Todos estes, seria usado para medir e analisar as partes no faturamento de energia, sendo o caso, eles não seriam utilidades necessárias ou bancos para pagamentos, garantindo mais Independência.

No entanto, a principal diferença é evidente: o próprio produto físico, que deve ser levado em conta. Este caso envolve não só os valores e informações, mas também o comércio de energia que é entregue através da infraestrutura de rede.

É neste ponto que usa o específico para o setor, o que enfatiza o desenvolvimento de um sistema de abastecimento descentralizado e novos meios para transações.

Conclusão

O estudo sugere que o sucesso da implementação da tecnologia contabilidade distribuída não dependem apenas de capacidades técnicas, mas dos regulamentos e do quadro legal (que pode variar dependendo da região ou local quando aplicável).

O artigo descreve diferentes regulamentos existentes e talvez outros que devem ser implementadas em termos de tecnologia de aplicação. A maioria dessas leis e regulamentos têm a ver com a proteção dos consumidores e muitos deles já existem no sistema tradicional.

Portanto, aplicação de Blockchain no setor de energia ainda é muito novo, é emergente, embora as chances são grandes, mas  ainda há um longo caminho a percorrer.

Artigo completo na íntegra Blockchain – Uma oportunidade para Fornecedores e Consumidores?

E aí, você acredita, que a tecnologia Blockchain, pode resolver problemas na indústria energética? Deixe sua opinião.

Compre e Venda bitcoins de maneira rápida e segura na maior bolsa de bitcoins da América Latina: https://foxbit.com.br

Sobre Tayrone Santos

Entusiasta em criptomoedas. Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if