sábado , 25 março 2017
Departamento de Energia dos EUA Procura em Blockchain Propostas para Proteger o seu Sistema
para proteger o seu sistema

Departamento de Energia dos EUA Procura em Blockchain Propostas para Proteger o seu Sistema

A rede de energia dos EUA é uma vítima em potencial de ataques cibernéticos. Para proteger o sistema que fornece energia para um país com mais de 300 milhões de pessoas, o governo dos EUA planeja desenvolver uma ferramenta promissora – com a tecnologia Blockchain.

Segurança no Abastecimento de Energia

Para atender à necessidade com maior segurança no abastecimento de energia, o  Departamento de Energia ou (DOE em inglês),  anunciou que novas propostas norte-americanas visam implementar Blockchain em seu Escritório de Energia Fóssil, de acordo com a programação publicada em science.energy.gov.

Blockchain – o Escudo Contra AtaquesCyber Seguranaça

Com aumento em ataques frequentes sobre a rede elétrica, o Departamento de Energia – alertou sobre a vulnerabilidade da rede, enfatizando a importância de proteger o sistema de energia baseada em recursos fósseis, pois isso desempenha um importante papel para o sistema elétrico da nação americana.

“A ruptura no gasoduto ou o mau funcionamento devido a um ataque cibernético poderia afetar não apenas gasodutos e respectivas infra-estruturas, mas também a confiabilidade do sistema elétrico da nação”, disse o DoE.

A vantagem da implementação da Blockchain no sistema de energia como meio de segurança  seria a detecção de  intrusos no sistema. O departamento espera que a tecnologia Bockchain seja capaz de bloquear falsos comandos para  hackers, vírus e outras ameaças virtuais no  fim de minimizar possíveis potenciais ataques no seu sistema.

Confira também: O que é Blockchain? Explicando de forma simplificada

As propostas são para desenvolver novos conceitos para sistemas de energia que dependem da tecnologia para garantir sistemas Blockchain reforçados, menos suscetível a ataques cibernéticos. A utilização direta de dados de medição em tempo real com redes de sensores e/ou componentes “inteligentes” que incluem instrumentação ou o uso de outras tecnologias que suportam a aplicação industrial da Internet das Coisas (IO), é fortemente recomendado – Departamento de Energia EUA (DOE).

Software piloto

A agência acrescentou que os objetivos do projeto destinados à indústria de energia fóssil estão focados no desenvolvimento de um software de testes de conceito totalmente integrado ao  Blockchain, há uma versão piloto do sistema de hardware – embora não haja nenhuma data ou proposta para o desenvolvimento desta solução.

Confira também: PWC Global publica estudo sobre aplicações Blockchain na indústria energética

Planos para 2017

Os planos do departamento para este ano, estão focados no uso de novas tecnologias para a gestão e proteção dos recursos energéticos a partir de ferramentas de desenvolvimento para a área de bioenergia, energia geotérmica e solar, para procurar atualizações para o sistema energia nuclear.

Publicação completa na integra science.energy.gov

E aí, você acredita, que a tecnologia Blockchain, pode resolver problemas na indústria energética? Deixe sua opinião.

Compre e Venda bitcoins de maneira rápida e segura na maior bolsa de bitcoins da América Latina: https://foxbit.com.br

Sobre Tayrone Santos

Entusiasta em criptomoedas. Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if