quarta-feira , 29 março 2017
Bitcoin: Como Proteger a sua Privacidade e Segurança Online

Bitcoin: Como Proteger a sua Privacidade e Segurança Online

Hoje privacidade online e a proteção de dados digitais é um fator muito importante. Privacidade se aplica a usuários bitcoin, ainda mais porque eles estão armazenando riqueza no mundo digital. Os governos, hackers e grandes empresas, estão todos os dias coletando dados privados de cidadãos globais, mas há muitos passos que você pode seguir para se proteger.

Maior segurança com Criptomoedas

Para aqueles que utilizam Criptomoedas na web, a segurança é uma parte integrante de armazenar ativos digitais. Hackers estão ganhando acesso à riqueza dessas pessoas todos os dias, o roubo por Criptomoedas tornou-se mais comum os atacantes usam métodos de engenharia social para roubar fundos dessas pessoas online.

Confira também: Como guardar seus bitcoins com segurança

Armazenamento frio (Cold Storage)

Usando as práticas de armazenamento a frio, é uma excelente maneira de manter os intrusos fora de seus ativos digitais. Bitcoin e altcoins podem ser armazenados off-line usando um simples pedaço de  papel, carteiras hardware ou outras formas de mídia protegida.

Confira também: Como criar Paper Wallet para Bitcoin e Altcoin

Se você não está usando suas moedas digitais diária, o ideal é mantê-los offline, é a opção mais segura em vez de deixá-los expostos na web.

Confira também: 6 Dicas para Proteger seus Bitcoins

Autenticação multifator (MFA) e autenticação de dois fatores (2FA)

MFA e 2FA são comuns para a maioria dos usuários bitcoin como práticas padrão de segurança. O método confirma a identidade de um utilizador, usando múltiplas verificações.

Google Authenticator e  Authy são bem conhecidos, estes serviços oferecem múltiplas validações – Exchanges (Casas de câmbios Bitcoin) também oferecem códigos de SMS para usar como 2FA para acessar seus serviços.

A adição de funções AMF e 2FA a aplicações e contas bitcoin é altamente recomendado. Além de proteger seu e-mail que está ligada a uma conta também protege contra engenharia social principalmente quando você possui contas vinculadas ao seu e-mail.

Confira também:  5 dicas de segurança ao usar bitcoins

Exchanges ou negociações com vendedores p2p?

Talvez se você realmente prefere ter maior anonimato em negociações Bitcoin, uma exchange não é uma boa opção, todas as suas negociações são gravadas, inclusive com informações bancárias e documentos pessoais.

Por outro lado alguns vendedores P2P, oferece a possibilidade de depósitos anônimos, sem a necessidade de você fornecer informações que comprometam sua privacidade. Confira algumas dicas:

  • Trocas de mensagens criptografadas, não é 100%, mas já protege informações confidenciais.
  • Use uma VPN
  • Ao enviar comprovantes de depósitos, certifique-se de remover metadados da imagem, boa parte dos dispositivos, gavam informações como, modelo do aparelho, app que faz a foto e em alguns casos até a sua localização.

Confira também: Dicas para negociar bitcoins no P2P

Conclusão

Há muitas outras técnicas para sua proteção que podem ser utilizados de acordo com sua necessidade. Conhecer e praticar estas técnicas irá ajudar a garantir que as suas impressões digitais não serão rastreadas.

E aí já segue alguns métodos de seguranças? Comente abaixo.

Compre e Venda bitcoins de maneira rápida e segura na maior bolsa de bitcoins da América Latina: https://foxbit.com.br

Sobre Tayrone Santos

Entusiasta em criptomoedas. Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if