quarta-feira , 29 março 2017
Como se proteger de fraudes ao usar bitcoins

Como se proteger de fraudes ao usar bitcoins

Com certeza você já percebeu o quanto o bitcoin se valorizou nos últimos tempos, e isso despertou o interesse de pessoas mal intencionadas, a criarem “sistemas de investimentos”, mineração em nuvem e por vai. O objetivo deste guia é mostrar o quanto você deve se proteger  e ficar atento sobre possíveis golpes.

Saiba como funciona uma pirâmide financeira e como evitar o golpe

Este guia, vai orientá-lo sobre os golpes bitcoin mais comuns. Vamos mostrar-lhe como identificá-los, e garantir para que você não se torne a próxima vítima.

Exchanges Fakes

Como se proteger de fraudes ao usar bitcoins

Esse golpe não é tão comum, mas para que você não caia, a suposta casa de câmbio oferece a possibilidade de compra de criptomoedas a valores abaixo do preço praticado no mercado, usam bastante as rede sociais para atrair atenção.

O que fazer

Sempre quando visitar o site de uma exchange, verifique se o endereço do site aparece “https” no início do endereço, isso indica que você realmente está em conexão segura e que tudo que for feito será criptografado;

Formas de pagamentos

A principal forma de se obter bitcoins é através de transferências bancárias, caso seja solicitado outra opção como Paypal, desconfie, até porque para você comprar na casa de câmbio é necessário realizar cadastro e ativar sua conta enviando documentação pessoal, para provar que é realmente você que está realizando o cadastro.

As principais casa de câmbio no Brasil são, Foxbit e Bitcointoyou, considerando o maior volume de negociações de acordo com dados do site bitValor.

Ataque Phishing

Ataque Phishing

Bom quem nunca recebeu aquelas mensagens do tipo “atualize seus dados bancários” ou, então, “parabéns, você acabou ganhar um prêmio”, atire o primeiro mouse.

Este ataque consiste em enganar o usuário, através de envio mensagem por e-mail ou anúncios, se passando por empresa sérias, dessa feita o atacante consegue enviar malwares, capturar informações ou até induzir o usuário a realizar pagamentos.

Como se Proteger

  • Nunca click em links em e-mail com anexos suspeitos.
  • Sempre verifique se realmente o e-mail é de alguma empresa que você tem cadastro

Quando receber e-mail duvidoso, passe o mouse, EU FALEI PASSE O MOUSE sobre o link que verá se trata ou não de um golpe mostrando a url falsa.

Sempre que for visitar um site acesse diretamente pelo seu endereço, jamais use mecanismo de buscas, pois a chance de aparecer um anúncio patrocinado falso é grande.

Para contornar essa situação salve o endereço do site em seu navegador padrão na lista de favoritos.

Confira 6 Dicas para Proteger seus Bitcoins

Esquema Ponzi

Esquema Ponzi

Esquemas ponzi são promessas que vai “duplicar seus bitcoins da noite pro dia”, a princípio pode ser difícil de identificar, mas geralmente eles usam sempre o termo “está pagando a mais de x dias, anos”.

Inclusive você pode consultar o artigo: O termo “Ponzi” vem da onde?

Como identificar

  • Ganhos através de sistema de referências, algo do tipo http://corequeegolpe/?ref = 12345?
  • O único objetivo é chamar mais pessoas, não existe serviço nem produto.
  • Sistemas colaborativo, doações em rede.

Golpes em Cloudming

Esse com certeza foi o que causou diversos prejuízos e consequentemente causou uma má impressão sobre o bitcoin, principalmente para os novatos que acabam de conhecer e pensam que tudo é golpe.

Cloudming geralmente oferece um certo “poder de mineração” e em troca você “ganhabitcoins, mas o que acontece é que não mineram nada, o que eles fazem é a famosa pirâmide financeira, com a entrada de novos membros pagam os mais antigos e vai até colapsar todo esquema.

Como identificar

  • Verifique se o endereço do site está em https;
  • Oferecem ganhos exorbitantes 5, 10, 50%;
  • Não há imagens dos seus datacenters de mineração, quando mostram são imagens compradas na internet;
  • Suporte somente em inglês e por e-mail.

Conclusão

Essas são algumas dicas que você deve seguir, para garantir o máximo de segurança e conforto em realizar transações com bitcoins. Em caso de compras por P2P, sempre busque referências e o histórico dessa pessoa no mercado, jamais envie quaisquer dinheiro para alguém que conheceu a pouco.

Aproveita e confere o artigo sobre Dicas para Negociar bitcoins no P2P

Compre e Venda bitcoins de maneira rápida e segura na maior bolsa de bitcoins da América Latina: https://foxbit.com.br

Qualquer dúvida ou sugestão fiquem a vontade para deixar nos comentários.

Sobre Tayrone Santos

Entusiasta em criptomoedas. Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if