sábado , 25 fevereiro 2017
5 dicas de segurança ao usar bitcoins

5 dicas de segurança ao usar bitcoins

Como já sabemos a responsabilidade e segurança de manter seguros os seus bitcoins é sua, há não ser que você deixou para alguém “cuidar”, creio que não fez isso.

Para receber bitcoin você precisa de uma Wallet bitcoin, local onde serão armazenados seus bitcoins, abaixo vou listar alguns itens que você deve levar em consideração para manter-se seguro.

Controle total

Sempre busque uma Wallet que te der acesso tanto as suas chaves privadas ou a sua seed (sementes de endereços), caso você tenha problemas com seu smartphone é possível restaurar facilmente em um novo aparelho.

Confira o nosso artigo sobre  O que é Seed?

Lembre-se sempre deixar ativado a opção de PIN de segurança que geralmente são 4 ou 6 dígitos, algumas tem suporte para autenticação em dois passos e a possibilidade para proteger a Wallet com uma senha extra.

De olho nos endereços

Quando for realizar algum envio verifique os 4 primeiros dígitos e os 4 finais do endereço para ter certeza que está enviando para o endereço correto, por exemplo:

1Eiz2hYm97dTkaEQawUSYmn6GptTyomTW6, vamos supor que este é um endereço para você realizar um pagamento, os 4 dígitos iniciais são 1Eiz2 e finais mTW6, fazendo essa verificação evitará enviar saldo para outro endereço principalmente se você copiou ou escaneou de um QR code.

Pagamentos de contas

Ao usar esse tipo de serviço, verifique como funciona, e em caso de problemas  acione o suporte, salve o endereço que fez o pagamento, caso necessite poderá usar para agilizar o atendimento.

Senhas e autenticação em dois passos

Jamais faça a reutilização de senhas, para cada novo site que faça cadastro utilize um novo endereço de e-mail e nova senha, sempre verifique se tem suporte a autenticação em dois passos.

Recomendo uso do Authy

A diferença entre o Google Authenticator é que, o Authy possibilita você ter um backup adicional com todos os sites que você usa para autenticação, e em caso de problemas com seu smartphone será fácil reativar todas as contas, além disso você tem a opção de proteger o app com PIN de segurança e senha extra no backup criptografado.

Agora que você está bem informado com essas dicas de segurança, agora basta colocar em prática, qualquer dúvida ou sugestão fica a vontade para deixar abaixo nos comentários.

Compre e Venda bitcoins de maneira rápida e segura na maior bolsa de bitcoins da América Latina: https://foxbit.com.br

Sobre Tayrone Santos

Entusiasta em criptomoedas. Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 1TayV1RJDqFN1Dq7yCQpqvyM12YRxfu4r