domingo , 23 abril 2017
Oque é Seed? Como posso usá-lo para recuperação e segurança da minha Carteira off-line?

Oque é Seed? Como posso usá-lo para recuperação e segurança da minha Carteira off-line?

Este é um guia de segurança básico para Bitcoin e Altcoins focado na Seed.

Uma palavra rápida sobre carteiras determinísticas.

Electrum e Armory permitem que você crie uma carteira com uma passphrase “seed” (semente). Se você usar o mesmo “seed” depois, você pode recriar sua carteira em outras máquinas. Com determinadas carteiras, você só precisa manter o “seed” seguro para acessar seu dinheiro. Em comparação, nas carteiras tradicionais do BitcoinQT, cada endereço que você usar é randômico, o que significa que depois que você enviar entre 50 ou 100 transações de saída seus backups podem ficar obsoletos. Sempre mantenha back-up atualizado de tal arquivo carteira se possível.

Mais o que seria a Seed e para que serve?

Enquanto ninguém pode garantir a você 100% de segurança, eu espero exemplificar sobre esta esplendida alternativa de evolução (não mais de colar e copiar aquele arquivo wallet.dat em vários pen-drives por cada transação que você fizer). Este é apenas “20% de esforço para conseguir 80% de segurança”.

A Seed (traduzido para “Semente”) tem 64 ou 128 bits de entropia. Isto significa que fornece o mesmo nível de segurança como uma chave privada Bitcoin (comprimento de 256 bits).

Normalmente uma frase de seed é feita de palavras em inglês.

Exemplo de 12 passphrase seed:

Watching freezing force Constant forest love true armor stop green elite boy

Com sua Seed em mãos sua carteira pode ser totalmente recuperada, sem o risco de perda de fundos. Os usuários podem convenientemente criar um único backup da seed em um formato legível que vai durar a vida da carteira, sem a preocupação de esta cópia de segurança se tornar obsoleto.

Mais lembre-se deste Aviso: Salve sempre a sua Seed em papel antes de fazer um upgrade.

Isso vale pra todas as wallets offline de Bitcoin ou Altcoins que possuem este sistema de seed, para o caso de um de seus métodos de armazenamento eventualmente falharem.

Exemplos de Eventuais falhas:

Queimar o Pc, formatação indevida, sistema corrompido, quebrar ou queimar o pen drive, esquecer a senha criptografada.

Bom, acho que você entendeu que essas falhas podem acontecer com qualquer um e se você for o próximo já esterá precavido com essas dicas. Veja também [Três erros comuns de usuários que perderam seus “Bitcoins”]

Comentários e sugestões são bem vindos.

Sobre Cristhian

Fundador do Portal Criptomoedas Fácil, entusiasta de criptomoedas e de suas tecnologias. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 1BeH6JuUZF3kBw3f2Z3NGTEBgsQxBVeLYG
  • Diego Carlos

    A minha carteira da Electrum não está abrindo de jeito nenhum. É possível utilizar a carteira de outra empresa com a mesma seed?

    • Edu Guimaraes

      Não é possível. Sugiro que entre em contato com o suporte da carteira.

    • Marc Dnd

      Depende da fonte da seed, a Electrum antiga usa fonte de seed baseada na proposta BIP32 e a atual bip44, já a mycelium usa BIP44, a armory inicialmente bip32 e atualmente 44. A coinomi usa bip32. É só testando pra conferir! De modo geral se a fonte é a mesma e para ser portável sim!