domingo , 19 fevereiro 2017
Como criar Paper Wallet para Bitcoin e Altcoin

Como criar Paper Wallet para Bitcoin e Altcoin

O que é uma Paper Wallet?

É um documento que contém cópias das chaves públicas e privadas que compõem a sua carteira. Muitas vezes, ele vai ter os códigos QR, de modo que você pode rapidamente digitalizá-los e adicionar as chaves em uma carteira de software para fazer uma transação.

O benefício de uma Paper Wallet é que as chaves não são armazenadas digitalmente em qualquer lugar, e não estão, portanto, sujeitas a ataques cibernéticos ou falhas de hardware.

A desvantagem de uma Paper Wallet é que papel e a tinta podem degradar, e papel é relativamente frágil – e definitivamente vale a pena manter bem longe do fogo e da água, por razões óbvias.

Além disso, se você perder uma Paper Wallet, você nunca será capaz de acessar os bitcoins enviados para seu endereço.

Como criar uma Paper Wallet para Bitcoin

Uma das opções mais populares para manter seus bitcoins seguros é algo chamado de Paper Wallet (carteira de papel). Aqui vamos explicar como transformar todas aquelas moedas digitais em uma nota física usando apenas uma impressora.

Saiba que neste guia falaremos sobre bitcoin. No entanto, os conceitos básicos se aplicam a qualquer outra criptomoeda, como por exemplo: Litecoin.

O que é uma Wallet (carteira) e por que eu preciso de uma?

Uma carteira bitcoin consiste em duas “chaves”. Você provavelmente já deve está familiarizado com a chave pública, que é o endereço de sua carteira e é a forma como as outras pessoas enviam bitcoins para você.

A outra parte da sua carteira bitcoin é a chave privada. É isso que lhe permite enviar bitcoins para outras pessoas.

A combinação da chave pública do destinatário e sua chave privada é o que faz uma transação em criptomoeda possível.

É importante compreender que, se alguém obtém a chave privada de sua carteira, podem retirar os seus fundos – e é por isso que é absolutamente essencial que ninguém a descubra.

Então, se você mantém suas moedas em uma carteira virtual qualquer, ou em um software carteira em seu computador (HD), você está vulnerável a ataques de hackers ou malwares que podem registrar o que você digita.

Além disso, um computador roubado ou uma falha do disco rígido também pode fazê-lo dar adeus para o seu tesouro digital.

Usada com cuidado, uma Paper Wallet pode protegê-lo contra essas possibilidades.

Criando uma Paper Wallet

Aqui estão 10 passos necessários para criar uma Paper Wallet:

  1. Para gerar um novo endereço bitcoin, abra o BitAddress.org no seu navegador (ou LiteAddress.org para litecoin).
  2. O BitAddress (mas não LiteAddress) vai pedir para você criar alguma aleatoriedade, digitando aleatoriamente caracteres no formulário ou movendo o cursor ao redor.
  3. Você verá chaves públicas e privadas e seus respectivos códigos QR. Não verifique-os.
  4. Clique na guia ‘paper wallet’.
  5. Selecione o número de endereços a gerar.
  6. Se você não deseja manter a arte, clique no botão ‘Hide art’.
  7. Clique no botão “Gerar” para criar novas carteiras.
  8. Uma vez que as carteiras são geradas, clique no botão “Imprimir” para fazer uma cópia.
  9. Seu navegador irá pedir para selecionar a impressora que deseja usar. No caso do Google Chrome, você também pode salvar a página como um arquivo PDF.
  10. Anote os endereços públicos, ou escaneie o código QR do endereço público no seu aplicativo bitcoin (ou litecoin) e comece a depositar fundos.

Para os usuários do site da Blockchain.info, há também uma opção de Paper Wallet – Clique na opção “Import/Export”, e procure o link ‘Paper Wallet’ no menu do lado esquerdo .

Uma opção muito mais sofisticada para a sua Paper Wallet pode ser encontrada em Bitcoin Paper Wallet.

Este site oferece um design à prova de violações de uma Paper Wallet. Também é possível solicitar etiquetas holográficas para provar que a carteira não foi adulterada. Ele também fornece um CD de instalação do Ubuntu com o software de Paper Wallet pré-instalado.

Preocupações com a segurança

As implicações e riscos ao armazenar grandes quantidades de dinheiro, podem fazer você querer tomar precauções sérias de como proceder para criar a sua Paper Wallet e depois guardá-las.

  1. Não deixe ninguém ver você criar a sua carteira.
  2. Ambos, BitAddress e LiteAddress, dão suporte a chaves privadas através do algoritmo BIP38 . Isto fornece autenticação de dois fatores para a sua Paper Wallet; ou seja: algo que você tem (Paper Wallet), e algo que você sabe (a senha). Além disso, observe que você terá que usar o mesmo site no futuro para descriptografar a chave privada.
  3. Para afastar o risco de qualquer tipo de spyware monitorando sua atividade, você deve usar um sistema operacional limpo. Uma boa maneira de conseguir isso seria a criação de uma unidade flash USB ou DVD com uma distribuição Linux “LiveCD “, como o Ubuntu.
  4. Além disso, uma vez que uma Paper Wallet, foi criada através de um site, é possível ao código do Website funcionar offline. Portanto, ao criar as chaves públicas e privadas, deixe o seu computador offline antes de gerar as chaves.
  5. Por questões de segurança, imprima a sua Paper Wallet a partir de uma impressora que não esteja conectada a uma rede.

Exportação de chaves privadas de carteiras altcoin (criptomoedas alternativas)

Se você quiser criar uma Paper Wallet para uma moeda menos utilizada que não possui um site gerador de endereço, ainda há uma maneira de conseguir isso.

O que cada Altcoin possui é uma variação da aplicação de carteira Bitcoin – Qt.

  • Vá para a aba ‘Recive’, onde os seus endereços de carteira são listados.
  • Clique com o botão direito do mouse sobre o endereço que você deseja salvar, em seguida, copie o endereço para o clipboard.
  • Clique no menu “Help” e selecione “Debug” .
  • Na aba “Console”, digite “dumpprivkey” e cole o endereço carteira.
  • O console irá exibir a chave privada da carteira.

Então você agora tem as chaves públicas e privadas da carteira. Você pode imprimi-las como estão, ou você pode optar por gerar códigos QR para imprimir.

No entanto, os detalhes da carteira continuarão a existir no seu computador. A única maneira de removê-los é para abrir o seu gerenciador de arquivos no ‘C: \ Users \ [ Username] \ AppData \ Roaming \ [ Wallet App Name] \’ pasta e apagar o arquivo ‘wallet.dat’.

NOTA: isto irá remover todos os endereços mantidos na carteira de software, e você deve se certificar de que não existem fundos restantes nos outros endereços que serão excluídos.

Agora você é proprietário de uma Paper Wallet não hackeável para suas moedas digitais.

Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo.

Sobre Cristhian

Fundador do Portal Criptomoedas Fácil, entusiasta de criptomoedas e de suas tecnologias. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ☺ Ƀ: 1Bk4trrbWuQUShFQsxJuGdV7AsSxs3WTzo